Anúncios
Após extensa campanha de divulgação, ações em escolas, empresas e pontos comerciais de Botucatu e região, o cadastramento biométrico promovido pela Justiça Eleitoral termina amanhã, 23, não tendo mais prorrogação de prazo. No entanto, mais de 17.600 botucatuenses correm o risco de perder o título eleitoral e sofrer com as sanções impostas pela lei.
O cadastramento biométrico é obrigatório a todos os eleitores até 70 anos. Acima dessa faixa etária só deve efetuar a atualização os eleitores que queiram continuar votando. Quem tiver o título cancelado sofrerá sanções que vão desde a recusa na emissão de documentos como passaporte, bloqueio do CPF e impedimento de participação em concursos públicos.
Anúncios
Dados do Cartório Eleitoral da 26ª Zona Eleitoral de Botucatu – que compreende ainda as cidades de Pardinho e Itatinga -, apontam que 20.804 eleitores não fizeram a atualização cadastral exigida em lei. Somente Botucatu concentra 17.665 eleitores em débito, com Itatinga (2.326) e Pardinho (813).
Igor Ignácio, chefe do Cartório Eleitoral da 26ª ZE, salienta que este número era esperado, tendo em vista que 30% dos 106 mil eleitores cadastrados em Botucatu já têm o voto facultativo (pessoas acima dos 70 anos e analfabetos). “Mesmo com esse número, avaliamos que o cadastramento biométrico atingiu o êxito esperado, já que 90% dos botucatuenses que são obrigados a votar atualizaram seus dados perante à Justiça Eleitoral”, frisou.
Anúncios
A movimentação foi intensa nos dias que antecedem o final do prazo. Somente na segunda e terça-feira, 923 eleitores procuraram o Cartório para o cadastro que durava, em média, 5 minutos. Nos dias finais de cadastro, o braço da Justiça Eleitoral tem iniciado o atendimento ao público às 7h30 e finalizando às 17h30, de maneira ininterrupta.
Quem perder o prazo e quiser regularizar a situação terá que procurar pessoalmente o cartório eleitoral, munido de documentos pessoais com foto (RG ou CNH) e comprovante de endereço residencial para os trâmites burocráticos.
Terceirizados do Cartório ficarão até 9 de maio
Para que o trabalho de cadastro biométrico dos mais de 106 mil eleitores botucatuenses fosse possível, a Justiça Eleitoral contratou 39 assistentes, de forma terceirizada. Eles foram responsáveis pelo atendimento ao público, coleta e inserção dos dados no sistema.
Igor Ignácio explicou que o contingente será mantido até 9 de maio, quando termina o prazo para a emissão de novos títulos eleitorais e transferência de locais de votação.
Ele ressaltou, que parte desses trabalhadores terceirizados será mantida para o auxílio nos trabalhos logísticos que o Cartório terá nas Eleições de outubro.
Ignácio comentou que boa parte do cadastramento teve êxito por causa de campanhas de conscientização, além de iniciativas como o “Cartório Itinerante”, onde o cadastramento era feito diretamente em empresas, escolas, fazendas, associações de bairros e até em hospitais e no Shopping Botucatu.
Fonte: Flávio Fogueral / Jornal Leia Notícias