Anúncios
Pouco se fala sobre o magnésio, mas ele é um importante mineral, que deve estar presente na alimentação diária de quem procura saúde e bem-estar. Dentre seus inúmeros benefícios, existe um especialmente interessante para as mulheres: o alívio da TPM.
“Ele é um dos minerais que chamamos de maestro do corpo, pois realiza mais de 350 processos metabólicos e funções enzimáticas. Uma boa quantidade de magnésio no corpo resulta em benefícios para diversas partes do organismo”, comenta Fernanda Fadovai, nutricionista parceira da NAIAK.
Anúncios
Benefícios do magnésio para a saúde
O magnésio tem papel importante no funcionamento do organismo de ambos os sexos. “É essencial para a saúde muscular, funcionamento dos nervos, sistema imunológico, equilibra do ritmo cardíaco e até mesmo para qualidade dos ossos”, diz a profissional.
Anúncios
Porém, no corpo das mulheres, pode ter um papel ainda mais importante. Isso porque o mineral é capaz de atenuar muito os sintomas típicos da tensão pré-menstrual (TPM), justamente por regular o funcionamento do organismo como um todo.
“Uma boa ingestão de alimentos riscos em magnésio pode driblar a retenção de líquido, pelo bom funcionamento dos rins, a sensibilidade nos seios, cólicas e até mesmo câimbras”, comenta Fadovai.
Mulheres mais velhas também podem sentir diferença ao incluir mais fontes ou suplementos de magnésio no cardápio. “Mulheres na menopausa têm uma melhora significativa com a suplementação de magnésio, pois o organismo funciona de maneira mais equilibrada e regula até o humor.”
Deficiência de magnésio
A especialista comenta que a insuficiência deste mineral no organismo pode causar diversos efeitos e doenças. “Porém, poucos profissionais os relacionam com o magnésio”, comenta. Entre os malefícios que isso pode causar: câimbras, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, enxaqueca, osteoporose e infarto cerebral.
Magnésio na alimentação e suplementação
É possível adquirir boas doses de magnésio consumindo alimentos riscos no mineral, porém, Fernanda Fadovai alerta que, se a deficiência já está consolidada, não é possível reverter o quadro só no cardápio.
“Outro fator que pode comprometer a absorção pela alimentação é o comprometimento da parte gástrica estiver devido a quadros de refluxo ou queimação estomacal” comenta.
Nestes casos, o ideal é procurar um profissional de saúde para fazer exames que comprovem a deficiência do magnésio para suplementar da maneira correta e, depois que os marcadores se estabilizarem, seguir apenas com alimentação.
“Mas para quem busca atenuar a tensão pré-menstrual, recomendo a suplementação diária por 2 meses de dimalato de magnesio e, depois disso, a cada 10 ou 15 dias antes da menstruação”.
Alimentos ricos em magnésio
- Abacate
- Banana
- Folhas verdes escuras, como espinafre e couve
- Quiabo
- Aveia
- Semente de abóbora, girassol, gergelim
- Rapadura
- Melaço de cana
- Lentilha
- Oleaginosas
A suplementação de magnésio precisa ser feita com auxílio de um profissional de saúde capacitado.
Fonte: Vix