26 abril, 2024

Últimas:

Mães são mais produtivas no trabalho do que mulheres sem filhos, aponta estudo

Anúncios

O que a maternidade traz para a vida da mulher? Um amor inesgotável, noites sem dormir, preocupações crescentes e uma melhora profissional significativa. Isso mesmo: mães superam os colegas sem filhos em muitos aspectos do exercício profissional. Especialmente em matéria de produtividade, segundo um estudo publicado pelo Federal Reserve Bank of St Louis, um banco dos Estados Unidos.

“Quando somos mães, além de termos necessidades e responsabilidades maiores, ficamos muito mais ligadas na questão de deixar um legado, de ser um exemplo”, explica a coaching Técia Caetano, corporate partner da Sociedade Brasileira de Coaching. A pesquisa americana analisou cerca de 10 mil mulheres por um período de 30 anos e também comparou dados considerando a quantidade de filhos que cada uma delas tinha. Mães de pelo menos dois foram consideradas as mais produtivas. “Se você tem dois filhos diferentes, você vê no seu grupo e nos seus líderes que eles são diferentes. Assim como é preciso organizar os desentendimentos em casa, é do mesmo jeito no trabalho. O conflito de interesse existe, e é preciso identificar o que é melhor para sua equipe. Essa percepção tem tudo a ver com ser mãe”, completa Técia.

Anúncios

De acordo com ela, líderes de equipes que são pais e mães conseguem tirar o melhor das pessoas, entendendo o que é realmente importante e mantendo-as engajadas. Com os filhos, a capacidade de se adaptar também cresce bastante. Pais e mães precisam entender as diferentes faixas etárias e as mudanças rápidas que as crianças sofrem durante o crescimento. Todo esse processo garante a facilidade de entender as transições no trabalho e de se acostumar rapidamente a novas demandas. 

Isso tudo não significa, é claro, que só há um lado bom quando se trabalha e tem filhos. Nem que o seu desempenho seja linear. A pesquisa apontou, por exemplo, que a produtividade de mães de crianças pequenas chega a diminuir entre 15 e 17%. No entanto, isso não é algo duradouro. “Enquanto você tem crianças menores, isso tem um impacto em você. Depois disso, parece que o impacto é de outra maneira”, disse Christian Zimmerman, o autor do estudo.

Anúncios

Vale lembrar que, apesar de todos os benefícios que se tornar pai ou mãe pode acrescentar à vida profissional, nem todas as empresas e chefes estão dispostos a oferecer a flexibilidade que a maternidade demanda. Mulheres que ficam mais tempo longe do mercado do que prevê a licença maternidade ainda são duramente questionadas. Algumas chegam a se afastar por anos esperando que os filhos cresçam, até decidirem voltar. “Dependendo do tempo que você fica fora, as pessoas não conseguem ver o grande papel que foi exercido nesse período”, lembra a especialista.

Seja qual for sua escolha, conciliar maternidade e trabalho, ou fazer uma pausa na carreira, tenha certeza de que não existe apenas uma resposta correta e que não há melhor mãe para os seus filhos do que você!

Fonte: Crescer

Últimas

Service Desk: CEO explica benefícios da implementação

Service Desk: CEO explica benefícios da implementação

26/04/2024

Bruna Boner, CEO da Globalweb, explica quais são os benefícios do Service Desk para as empresas...

Categorias