02 maio, 2024

Últimas:

Mãe se assusta ao saber que filha pegou em morcego morto durante aula em Botucatu

Anúncios

A mãe de um dos 15 alunos que tiveram que tomar vacina contra a raiva após a professora levar um morcego morto dentro da sala de aula afirmou  que assustou ao saber que a filha pegou no animal. O caso foi registrado em uma escola infantil de Botucatu (SP).

De acordo com a pedagoga Luciana Cataneo Souza (foto), a filha relatou que, durante a aula vários alunos tocaram o animal morto com o dedo, mas ela quis pegar o bicho. A menina disse que juntou as mãos e a professora, pegando o morcego pelas asas, o colocou em suas mãos.

Anúncios

“Fiquei desesperada. Minha filha é muito corajosa e pra piorar minha angústia ela me disse que foi para o lanche sem lavar as mãos. Foi uma atitude infeliz da professora”, relatou a pedagoga.

O caso aconteceu na última terça-feira (28), mas a direção da escola só foi informada sobre o incidente um dia após porque uma das crianças comentou com os pais. A pedagoga só recebeu a ligação da escola na quinta-feira, dois dias após a aula.

Anúncios

O problema causou preocupação porque, como a professora jogou no lixo o animal morto após a aula, não foi possível examiná-lo para saber se ele tinha alguma doença.

Segundo a Vigilância Ambiental em Saúde da prefeitura de Botucatu, após o órgão ter conhecimento sobre o caso, as crianças que participaram da aula passaram por uma avaliação de risco e as que tocaram no morcego já começaram a receberam as doses da vacina antirrábica.

Autoridades de saúde da prefeitura e dirigentes da escola encaminharam os alunos para tratamento no Hospital das Clínicas (HC), da Unesp.

O médico infectologista Alexandre Naime explica que todo contato com morcego é "potencialmente transmissor de raiva" — Foto: TV TEM/Reprodução
O médico infectologista Alexandre Naime explica que todo contato com morcego é “potencialmente transmissor de raiva” (Foto: TV TEM/Reprodução)

Segundo o médico infectologista Alexandre Naime, da Unesp, a terapia de associação de soro heterólogo junto com a vacina antirrábica foi a prescrita por ser a indicada para qualquer tipo de pessoa que tenha tido contato com o morcego. Segundo ele, contato com o esse animal é sempre perigoso.

“Todo morcego é, por via de regra, até prova em contrário, portador do vírus da raiva, e todo acidente com o animal é considerado como potencialmente transmissor”, explica o infectologista.

A pedagoga explica que a filha passa bem e que já tomou as duas primeiras das quatro doses de soro e vacina que estão programadas para o tratamento. Ela reafirmou a confiança na escola, mas espera medidas para que casos como esse não se repitam.

Isso não pode acontecer, criança precisa de atenção redobrada com relação ao que é apresentado pra elas. Morcego é um problema muito sério, estão lidando com a vida de crianças de 4 anos

A direção da escola disse que não foi informada previamente sobre a atividade com o morcego e que afastou temporariamente a professora. Uma reunião do conselho da escola vai definir a situação da profissional. A professora foi procurada pela reportagem da TV TEM, mas não quis comentar sobre o assunto.

Escola vai definir em reunião de seu conselho o destino da professora que levou o animal para aula aviso prévio — Foto: TV TEM/Reprodução
Escola vai definir em reunião de seu conselho o destino da professora que levou o animal para aula aviso prévio (Foto: TV TEM/Reprodução)

Fonte: G1

Últimas

Onda de calor e tempo seco persistem em Botucatu no início de maio

01/05/2024

Anúncios Botucatu, assim como outras cidades do Brasil, estão sob o domínio de uma intensa massa...

Categorias