Anúncios
No dia 7 de abril, o ator Flávio Silvino chamou atenção na web após ter uma foto divulgada por sua irmã, a cantora Isabela Silvino, de 35. Na ocasião, a artista parabenizou o irmão por seus 52 anos de vida: “Aniversário do Flávio hoje. 52 aninhos de pura beleza! Muita saúde, meu irmão”.
Em conversa com a Quem, Diva Plácido, de 73, mãe do artista, falou sobre a saúde do filho, que segue tratando as sequelas na fala e na locomoção impostas pelo acidente de carro que sofreu em 1993. O ator está aposentado por invalidez e mora com a mãe em um apartamento em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Anúncios
“O Flávio está a mesma coisa. A rotina dele é fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Ele tem um home care, com técnicos de enfermagem que se revezam. Cuidei dele até onde pude, são 30 anos que ele está nessa [o acidente ocorreu no dia 2 de novembro de 1993, quando o ator voltava de Cabo Frio para o Rio e seu veículo foi atingido por um carro-forte]. E precisei de ajuda. Mas eu dedico minha vida a ele”, conta ela sobre o filho, que está longe da televisão desde 2001, quando participou da novela Laços de família.
Segundo Diva, Flávio — que estreou na TV em Vamp (1991), como o vampiro Matosão, e, em 1992, esteve em Deus nos Acuda, como Hugo — precisa do apoio do andador, mas, normalmente, fica na cadeira de rodas, porque não tem equilíbrio.
Anúncios
“Hoje ele tem as limitações dele, mas teve a segunda chance na vida. Ele anda com dificuldade. Usa mais a cadeira de rodas. Ele ficou muito desanimado depois da morte do pai [o ator e comediante Paulo Silvino, que morreu em 2017, aos 78 anos, após um câncer no estômago]. Ele tem dificuldade na fala, mas melhorou muito com uma fonoaudióloga que teve, Marise Müller. Ela colocou meu filho falando e escrevendo”, elogia.
Para proteger o filho, Diva evita que Flávio dê entrevistas e participe de programas de TV. “No dia a dia, ele conversa muito com os enfermeiros, que são as pessoas que ficam com ele, além de mim. É que chega um ponto que some todo mundo. A melhor amiga dele sumiu. No início, a gente sente. Mas depois a vida segue. Eu entendo. Eu tenho um outro filho, o João [webdesigner, de 40 anos] que mora há anos em Hamburgo, na Alemanha. Mas vem sempre nos visitar. Ele volta agora em maio”, afirma.
Flávio Silvino — Foto: @flaviosilvino_oficial
O acidente
Com o acidente, Flávio teve danos cerebrais e chegou a ficar em coma por quase quatro meses. Com muita luta, reaprendeu algumas atividades motoras. Algumas sequelas infelizmente ficaram, na fala e no andar. “Se não fosse a TV Globo e o Dr. Paulo Niemeyer [neurocirurgião] não sei o que seria do meu filho. Fui atrás do Dr. Paulo da Cínica São Vicente e ele foi maravilhoso. Tenho Deus no céu e Dr. Paulo na terra. Ele não estaria vivo hoje se a equipe do Dr. Paulo não tivesse assumido o caso. Ninguém mais esperava que ele saísse do coma. Foi dado como um milagre”, recorda.
Diva lembra que teve um pressentimento antes do acidente. “Tive uma premonição. Ainda era casada com o meu segundo marido. E lembro que acordei aos prantos, gritando: ‘meu filho, não vai embora!’ Tinha visto a morte do João. Ele tinha nove anos na época. Logo depois recebemos uma ligação a cobrar, era do hospital de Araruama. Fiquei desesperada. Eu gritava, pedia para Deus salvar meu filho. Foi muito triste, mas teve um final feliz”, diz.
A mãe do ator conta que Flávio se entregou muito nos últimos anos. “Ele já estava em depressão. Mas como mãe dele, falei: vai sair, pegar um sol. O cara queria ver a vida. Me deu uma louca: desci e disse: ‘sei como curar meu filho’. Então ele agora sempre toma vinte minutos de sol na rua, bebe uma água de coco e volta”, afirma.
Diva Plácido com Flávio Silvino — Foto: @flaviosilvino_oficial
Flávio Silvino com a mãe, Diva Plácido — Foto: @flaviosilvino_oficial
Flávio Silvino — Foto: @flaviosilvino_oficial
Flávio Silvino — Foto: @flaviosilvino_oficial
Flávio Silvino com o fisioterapeuta Alisson Neri e a fonoaudióloga Aline Nardelli — Foto: Arquivo pessoal
Flávio Silvino com o fisioterapeuta Alisson Neri e a fonoaudióloga Aline Nardelli — Foto: Arquivo pessoal
Flávio Silvino com o fisioterapeuta Alisson Neri e a fonoaudióloga Aline Nardelli — Foto: Arquivo pessoal
Flávio Silvino com o fisioterapeuta Alisson Neri — Foto: Arquivo pessoal
Flávio Silvino com o fisioterapeuta Alisson Neri — Foto: Arquivo pessoal
Fonte: Quem