15 de setembro, 2025

Últimas:

Macri pede diálogo amigável com Reino Unido por ilhas Malvinas

Anúncios

Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente argentino Mauricio Macri pediu nesta terça-feira (20) ao Reino Unido para “avançar amigavelmente na disputa de soberania pelas ilhas Malvinas”.

A Argentina reivindica soberania sobre as Malvinas, ilhas conhecidas pelos britânicos como Falklands. Os dois países travaram uma guerra em 1982 pelas ilhas do sul do Atlântico, administradas pelo Reino Unido, e a questão continua a causar atritos na relação entre os dois países.

Anúncios

Macri disse em seu discurso que uma solução pacífica é a “pedra basal” do país. “O diálogo e a solução pacífica de controvérsias é a pedra basal da Argentina democrática, por isso reitero nosso chamado ao diálogo com o Reino Unido para solucionar amigavelmente a disputa de soberania que temos pelas ilhas Malvinas, Sandwich e Georgias do Sul. Temos demonstrado interesse em avançar em nossa relação bilateral, que seve ser mutualmente benéfica”, afirmou.

Com esse discurso o presidente argentino procura abafar as críticas da oposição e de alguns dirigentes do oficialismo feitas após o comunicado conjunto da semana passada, segundo análise do jornal “Clarín”. No comunicado, Argentina e Reino Unido concordaram em trabalhar juntos pela remoção de medidas que restringem a indústria de petróleo e gás, a pesca e a navegação nas disputadas Ilhas Malvinas.

Anúncios

O comunicado foi acertado após uma série de encontros em Buenos Aires entre Macri, a ministra das Relações Exteriores, Susana Malcorra, e o ministro britânico de Estado para Europa e Américas, Alan Duncan. As tensões entre os dois países cresceram no ano passado, mas o Reino Unido tem buscado melhorar relações desde que Mauricio Macri assumiu a presidência, em dezembro.

Macri também falou sobre o acolhimento de refugiados em seu país. Disse que a Argentina está disposta a receber mais refugiados sírios e que dará prioridade às famílias com crianças. “Podemos ir aumentando gradualmente nossa capacidade de recepção na medida em que o acompanhamento financeiro e o apoio internacional nos permitam isso”, afirmou.

O presidente ainda abordou a questão sobre igualdade de gênero ao pedir respaldo à chanceler Malcorra, que estava presente na assembleia é cândida à secretária-geral da ONU. “A igualdade de gênero é um objetivo primordial. A Argentina está assumindo o empoderamento das mulheres como política de Estado”, afirmou. “Quero agradecer o apoio que recebeu nossa chanceler à secretaria. No século XXI, ter uma mulher à frente desta organização seria um exemplo alentador”, acrescentou.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Inverno, que termina em 21 de setembro, se despede com baixa umidade e temperaturas em elevação O clima em...

Categorias