MAC: agenda de outubro para Botucatu

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A agenda do Museu de Arte Contemporânea (MAC) – Itajahy Martins, vinculado à Secretaria de Cultura de Botucatu, está com diversas exposições durante todo este mês de outubro e atividades realizadas na Casa da Juventude Vinício Aloise. Confira abaixo:
 
Exposição – ESPAÇO-VIDA: artistas contemporâneos no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo
 
Período: até 14 de fevereiro de 2016
Local: Galeria Fórum das Artes – Av. Dom Lucio, 51 ( ao lado do antigo Fórum)
Horário de visitação: terça a domingo das 10 às 18 horas
Entrada gratuita
Agendamento de grupos para visita pelo telefone (14)3882-1747
 
A exposição ESPAÇO-VIDA apresenta seis artistas brasileiros e contemporâneos com obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Com objetivo de estabelecer o contato com a arte dos nossos tempos, esta exposição questiona as situações do cotidiano como a violência, que abordado pelos artistas em diferentes formas, se manifesta dentro de um espaço de arte como o museu.
 
Com a participação de artistas renomados, destaca a série de pinturas de Dora Longo Bahia que se apropria do livro de gravuras Desastres da Guerra do pintor espanhol Francisco Goya e a partir daí utiliza a projeção de imagens de fotógrafos importante, entre eles o brasileiro Sebastião Salgado, que deixaram sua marca registrando os diferentes conflitos da humanidade como, por exemplo, a bomba de Hiroshima e Nagasaki.
 
A mostra é um convite para a reflexão dos diferentes conflitos do ser humano em seu cotidiano, que sofre e se envolve nas mais variadas formas de violência, física, moral e espiritual.
 
 
Exposição: Arte não tem idade 2015
 
Local: Cine Teatro Nelli – Praça XV de Novembro
Período: até dia 19 de outubro
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 13 às 19 horas
 
Exposição dos trabalhos dos talentos acima dos 60 anos que se revelam na arte expressando suas emoções e sentimentos em pintura, desenho, fotografia e tapeçaria.
Esta exposição faz parte da programação  da  Semana do Idoso, organizada pelo Conselho do idoso e Secretaria de Cultura e que nesta edição, presta homenagem a  Sra. Leonídea Baeta, artista plástica em atividade que  completou 100 anos.
 
 
Exposição: “Amor de Divas”
 
Local: Poupatempo (Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 461, Centro)
Período: até dia 17 de outubro
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 17 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas.
 
Exposição “Amor de Divas” busca monstrar, numa série de fotografias, os residentes do Lar Bom Samaritano. A imagens mostram os idosos envoltos em um cenário cercado de elementos da década de 50, trazendo aos visitantes da exposição a alegria de quem já possui muitas histórias vividas.
 
A exposição faz parte de uma série de atividades em comemoração a Semana Municipal do Idoso. As fotos apresentadas na exposição também fazem parte do trabalho multiprofissional realizado pela equipe técnica do Lar Bom Samaritano, as atividades visam promover bem-estar, autonomia, autoestima, valorização da história dos participantes.
 
O ensaio fotográfico foi realizado pela fotografa convidada Malu Ornelas e sua equipe de maquiadores e cabelereiros. A exposição é formada por 20 fotos impressas no papel 30 cm x40 cm e enquadrados em moldura 42 cm x 54 cm.
 
 
Atividades – Casa da juventude
Local: Rua Benjamin Constant, 161 – ao lado da antiga Estação Ferroviária
Telefone: (14) 3815-4887
 
A Casa da Juventude Vinício Aloise constitui-se em um espaço organizado pela Secretaria de Cultura de Botucatu desenvolvido para a formação em arte e cultura para todos os públicos: crianças, jovens, adolescentes e adultos de todas as idades.
 
A partir das ações educativas do MAC Itajahy Martins, desenvolve o Atelier Cultura com oficinas em algumas linguagens das artes visuais: Atelier Infantil, Desenho, Estamparia, Aquarela, Xilogravura e Técnicas de Desenho, em diferentes horários. O atelier de Fotografia permanece com aulas no piso superior do Teatro Municipal.
 
As atividades do Núcleo de  artes cênicas são desenvolvidas pelos professores que coordenam as oficinas de: Dança Clássica, Sapateado e percussão corporal, Dança contemporânea, Criação de Jogos de Tabuleiro, Coral, Iniciação Teatral e  Núcleo de Montagem Teatral.
 
O Projeto Guri também desenvolve as aulas atendendo crianças e jovens para a formação em música erudita para orquestra a partir da Iniciação musical do Coral infantil.
 
As atividades são inteiramente gratuitas e algumas das oficinas ainda possuem vagas.
Os interessados poderão se informar no local ou por telefone para encontrar uma atividade de acordo com os horários oferecidos e a faixa de idade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes