Anúncios
Craig Hayslip, assistente de pesquisa da Oregon State University, registrou um momento insólito ao filmar o céu enquanto o sol se punha sobre o oceano no estado do Oregon (EUA).
Durante o pôr do sul, uma misteriosa luz verde brilhante se formou ao redor do astro.
Anúncios
“Pôr do sol desta noite a oeste de Bandon, Oregon. Depois, um clarão verde atrás de uma nuvem no fim”, postou o americano no Instagram.
Internautas ficaram boquiabertos com o episódio e muitos disseram desconfiar que havia se tratado de um “fenômeno paranormal”. Um nuvem visto no meio do fenômeno ajudou a aumentar a aura de mistério no horizonte.
Anúncios
Mas a explicação passa longe disso, naturalmente. O fenômeno do “flash verde” acontece quando o sol mergulha no horizonte, com apenas a sua borda superior ainda à vista. Nesse preciso momento, num fenômeno óptico, a borda superior do sol tem a capacidade de se transformar em um verde vivo ou até mesmo em um tom eletrizante de azul.
Nesse momento, a luz do sol é tão refratada que forma duas imagens, como se existissem dois sóis. Uma destas imagens é vermelha, e a outra, esverdeada, e ambas se cobrem parcialmente. A vermelha aparece sempre mais próxima do horizonte, e quando se põe, ela deixa apenas o brilho esverdeado.
O fenômeno não é visível apenas do oceano ou da praia, ele também pode ser testemunhado de arranha-céus ou picos de montanhas.
Fonte: Extra