19 abril, 2024

Últimas:

Limpeza retira 35 toneladas de lixo do Rio Tietê, em Botucatu e região

Anúncios

Dezoito caminhões. Algo em torno de 700 metros cúbicos ou 35 toneladas de lixo. Esse foi o saldo da limpeza das margens da represa de Barra Bonita, trecho entre Botucatu, Anhembi e São Manuel banhado pelo Rio Tietê, concluído no sábado passado (28). Esta foi a terceira ação em pouco menos de dois anos, dentro da operação “Verão Mais Limpo”.

A iniciativa é do Grupo Ambiental da Região Botucatu, formado por representantes da Prefeitura de Botucatu [Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Planejamento, Turismo e Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal], Polícia Militar Ambiental, Unesp, Cetesb e empresas da Cidade e região [Gruppi Caçamba, Areia Rays, Grupo Agroarte, Fazenda Morrinhos, Usina São Manoel, Duratex e Água Boa].

Anúncios

O trabalho realizado pelos pescadores de Botucatu e região percorreu mais de 100 km de margens do rio. Todo o material recolhido foi enviado à Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu, que realizam sua triagem e, posteriormente, é revertido em renda para os cooperados.
 
Os pescadores envolvidos na ação recebem auxílio financeiro para o reembolso do combustível utilizado durante a coleta do lixo, possíveis reparos nas embarcações ou compra de novos materiais como redes de pesca. Esta ajuda é bem vinda aos pescadores nesta época do ano, uma vez que de novembro a fevereiro ocorre a piracema, período de reprodução dos peixes no qual a atividade de pesca fica restrita.
 
“Infelizmente retiramos mais lixo que o ano passado. Além de muita garrafa pet, sacos plásticos, isopor e brinquedo, o que mais chamou nossa atenção foi a quantidade de calçados encontrada. As pessoas precisam tem a consciência tudo que é jogado na rua, a chuva pode levar até o rio, desencadeando um desiquilíbrio enorme na natureza”, argumenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani. 
 
“Vale ressaltar que o Grupo Ambiental continuará a promover ações como esta todo ano e a Prefeitura, em paralelo, também dará sequência ao programa Coleta Mais, que abrange as atividades de educação ambiental nas escolas além do serviço de coleta seletiva que continua em expansão”, complementa.
 
Mais informações
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Rua General Telles, 1603 – Centro
(14) 3882-1290

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

Anúncios

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias