29 março, 2024

Últimas:

Líder norte-coreano põe arsenal nuclear em prontidão

Anúncios

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse nesta sexta-feira que o arsenal de armas nucleares do país deve estar pronto para ser usado “a qualquer momento”, após uma aguardada subida de tom de sua retórica bélica depois da adoção de novas sanções pelo Conselho de Segurança da ONU.

“Devemos estar preparados a qualquer momento para disparar nossas ogivas nucleares”, disse Kim, citado no início do dia pela agência de notícias oficial KCNA.

Anúncios

O Pentágono minimizou o risco após o alerta de Jong-Un.

“A avaliação do governo americano não mudou”, declarou um oficial do departamento de Defesa americano à AFP.

Anúncios

“Não vemos o teste da Coreia do Norte ou esta demonstrou a habilidade de miniaturizar uma arma nuclear para colocá-la em um ICBM (míssil balístico intercontinental)”, destacou.

O Conselho de Segurança tinha imposto uma nova série de pesadas sanções à Coreia do Norte depois dos últimos testes nucleares e balístico feitos pelo regime comunista.

A resolução do Conselho foi apresentada pelos Estados Unidos e adotada por unanimidade, inclusive a China, única aliada de Pyongyang.

O presidente americano, Barack Obama, saudou de imediato a decisão do Conselho, como resposta “firme, unida e apropriada” a um teste nuclear – o quarto desde 2006 – e ao lançamento de um foguete efetuados, respectivamente, em 6 e 7 de fevereiro pela Coreia do Norte, em violação a várias resoluções da ONU.

Horas após a adoção da resolução, a Coreia do Norte, cada vez mais isolada no tema de seu arsenal nuclear, lançou vários projéteis de curto alcance na altura de sua costa leste, segundo o ministério da Defesa sul-coreano.

De acordo com o Ministério sul-coreano, seis projéteis de um alcance aparente de 100 a 150 km foram lançados no mar do Japão.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias