27 abril, 2024

Últimas:

Libertados na Turquia intelectuais condenados por tentativa de golpe contra Erdogan

Anúncios

A Justiça da Turquia determinou nesta segunda-feira (4) a libertação de dois intelectuais – uma mulher e um homem conhecidos no país –, presos por envolvimento na tentativa de golpe de estado contra o presidente Recep Tayyip Erdogan em 2016. O governo turco considerava que eles “colaboraram com terrorismo” ao participarem dos movimentos daquele ano.

Os escritores e jornalistas Ahmet Altan (foto), de 69 anos, e Nazli Ilicak, de 74, saíram da prisão nesta segunda, informaram os correspondentes da agência France Presse.

Anúncios

Escritora e jornalista Nazli Ilicak comemora libertação na Turquia nesta segunda-feira (4) — Foto: Yasin Akgul/AFP
Escritora e jornalista Nazli Ilicak comemora libertação na Turquia nesta segunda-feira (4) (Fotos: Reprodução)

Ao deixar a prisão para mulheres de Bakirkoy, em Istambul, Ilicak não conteve as lágrimas e foi recebida entre abraços por pessoas próximas.

Ahmet Altan foi libertado num posto de gasolina perto da prisão de Silivri, nas redondezas de Istambul, onde era aguardado por familiares.

Anúncios

“Desde o início, não há nada. Não há prova única. Como esse crime seria possível e por que alguém queria que eu cometesse uma coisa dessas?”, disse Altan.

Acusação de terrorismo

Os dois intelectuais foram condenados em 2018 à prisão perpétua por participação na tentativa do golpe por suposta assistência a organização terrorista. A condenação foi alterada em julho passado a penas respectivas de prisão de dez anos e meio e oito anos e nove meses.

Para as ONGs, o caso de Altan e Ilicak é característico da deterioração dos direitos humanos na Turquia após o golpe de Estado frustrado de 2016 contra o presidente Recep Tayyip Erdogan, que iniciou expurgos maciços que afetaram diretamente a imprensa e os círculos intelectuais.

Altan e Ilicak foram detidos nos meses que se seguiram ao golpe e já passaram mais de três anos atrás das grades.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Obituário 27 de abril de 2024

27/04/2024

Anúncios Alício Moreira – 71 anos Sepultamento Cemitério Portal das Cruzes 28/04/24 às 10h30 Velório Complexo...

Categorias