Anúncios
Turistas que faziam safári na África do Sul presenciaram um momento intrigante da vida selvagem, quando caçador e caça passam a conviver tranquilamente. O registro ocorreu nas proximidades da reserva de Sabi Sands, no Parque Nacional Kruger, conhecido por hospedar animais icônicos da fauna africana.
No vídeo, as imagens começam com o grande felino correndo atrás de um filhote de impala, que ainda mal sabe andar. Neste momento, o pequeno animal parece assustado. Mas, depois, tudo muda: os dois ficam lado a lado, se cheiram e até chegam a trocar pequenos gestos de afeto, como cutucadas no focinho (assista abaixo).
Anúncios
O leopardo não ataca o filhote em nenhum momento e ainda se deita próximo a ele, como se estivesse cuidando-o. Enquanto isso acontece, aquela que era uma presa indefesa parece agora relaxada e segura.

Especialistas que estudam o comportamento animal dizem que esse tipo de atitude dos predadores sugere respostas emocionais complexas. No caso de fêmeas, pode ser uma falha no instinto maternal, especialmente nas que perderam seus filhotes ou que estão hormonalmente preparadas para cuidar deles.
Anúncios
O portal especializado em flagras da vida selvagem, Latest Sightings, que publicou o vídeo, destaca que uma teoria é a de que a aparência e o comportamento do animal jovem é capaz de desencadear instintos de cuidado – seu choro, desamparo ou tamanho reduzido despertam um instinto maternal mais profundo no outro animal, o leopardo.
E ainda há a possibilidade de que esses momentos de calmaria entre predador e presa possam estar relacionados a brincadeiras ou curiosidade. Apesar disso, a natureza tende a restabelecer sua ordem. Na maioria dos casos, encontros como esse terminam com a morte da presa, especialmente se o predador estiver com fome.
Neste caso específico, não foi possível saber o desfecho, afirma o portal. Mas ele consegue demostrar a complexidade da natureza e como as interações entre os animais podem surpreender.

Fonte: Um Só Planeta