Anúncios
A prefeitura de Lençóis Paulista (SP) realizou um mutirão de testes de coronavírus neste domingo (28) e descobriu 90 novos casos positivos na cidade. Ao todo, foram feitos 1.024 testes e, em 8,7% deles, o resultado foi positivo.
O mutirão foi realizado em cinco unidades de saúde do município. Em cada um dos postos, foram distribuídas 200 senhas e só moradores que não estavam com nenhum tipo de sintoma gripal ou problema respiratório podiam fazer o teste rápido.
Anúncios
A equipe de enfermagem tomou conta do distanciamento mínimo na fila, para evitar a disseminação da doença, e muitos moradores aproveitaram a oportunidade para tirar a dúvida se estavam com coronavírus.
“Eu optei por fazer o teste para saber se eu já tive o contato com o vírus ou se estou com o vírus para poder me cuidar e prevenir que outras pessoas peguem”, comenta o mecânico industrial, Marcos Leão.
Anúncios
Depois do teste, os moradores receberam o resultado no mesmo dia por telefone. Em caso de registro positivo, receberam orientações para o tratamento adequado e isolamento social do paciente e da família.
Lençóis Paulista soma 925 casos confirmados de Covid-19 e 20 mortes pela doença, de acordo com o boletim epidemiológico de domingo (28). No entanto, somente parte dos resultados positivos do mutirão de testes está incluso nessa contagem.
Segundo o secretário de saúde de Lençóis Paulista, Ricardo Barbeiro, o aumento de casos positivos na cidade pode ser explicado pela testagem em massa que está sendo feito no município. A ideia é mapear a evolução da Covid-19 e identificar quantos assintomáticos podem estar transmitindo a doença. Com isso, fica mais fácil traçar estratégias de combate.
“Se nós tivermos um volume muito grande de pessoas positivas, nós temos que remanejar leitos e ativar os planos de contingência que o município tem para atendimento à população”, explica o secretário.
A prefeitura de Lençóis Paulista informou que planeja realizar outros mutirões de testagem. O próximo deve ser no sistema drive-thru, previsto para daqui 15 dias.
Fonte: G1