Anúncios
Atendimento do Samu fica prejudicado (Foto: Reprodução/TV TEM)
Uma nova lei aprovada em Botucatu (SP) vai multar em R$ 1 mil o dono do telefone que foi usado para passar trote nos serviços de urgência e emergência que, na maioria das vezes, atrasa o atendimento de quem realmente precisa.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Priscila Almeida, a multa pode ajudar muito. Além disso, os pais devem ficar mais atentos, pois muitos dos trotes são aplicados por crianças. “É uma maneira de inibir a população de realizar os trotes e diminuir o estresse todo que gera.”
Anúncios
Em Botucatu, por exemplo, a Polícia Militar recebe cerca de 500 ligações diárias, mas parte delas são trotes, segundo o capitão da PM Alexandre Cagliari. “Desse total de ligações, de 20 a 30% são trotes”, afirma.
O Centro de Operações da PM de Botucatu atende ligações de 13 cidades da região e, quando uma equipe policial está na rua e vai atender uma ligação que se trata de um trote, ela pode perder cerca de vinte minutos e atrasar o atendimento de quem realmente precisa.
Anúncios
“Atrasa o atendimento de quem precisa e, por isso, é necessário tomar medidas para evitar os trotes. Uma vez tivemos um caso de uma criança que fez cerca de cinco mil ligações para o 190. Prejudica e muito”, conta o capitão.
Ainda de acordo com o policial, o trote também é crime e a pena é de seis meses de prisão ou pagamento de multa.

Fonte: G1