05 de julho, 2025

Últimas:

Lei da Transparência: MPF coloca Botucatu entre as 50 do Estado

Anúncios

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou o resultado da segunda analise realizada nos portais de transparência das 645 prefeituras do Estado de São Paulo. A Cidade de Botucatu teve uma melhora em relação a última avaliação, divulgada em 2015. A nota atribuída ao site do Portal da Transparência botucatuense subiu de 7,0 para 8,70, colocando o Município na 45ª colocação estadual, superando outras 600 prefeituras do Estado de São Paulo, cumprindo as determinações da Lei de Acesso à Informação e da Lei da Transparência.

Com essa avaliação, Botucatu fica acima do Índice Nacional de Transparência – média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros, que é de 5,15. A média do Estado de SP é um pouco superior a Nacional, 5,64. O estudo do MPF mensurou o grau de cumprimento das principais exigências legais e das boas práticas, em uma escala de 0 a 10.

Anúncios

Nesta analise o Ministério Público Federal verifica diversos aspectos, como regularização de links e atualização de dados em tempo real. “A transparência administrativa do setor público é fundamental para a prevenção da corrupção, principalmente, quando há transparência de recursos da União a estados e municípios”, destacou através de nota o MPF.

O Portal da Transparência é um instrumento de controle do governo municipal a serviço da sociedade. O objetivo é transformar a Administração Municipal em uma organização totalmente transparente, com possibilidades de consultas e pesquisas para que o cidadão acompanhe as ações da Prefeitura e a aplicação dos recursos municipais em um sistema de fácil acesso.

Anúncios

O Portal deve sempre estar em processo de evolução e atualização dos dados. No site estão disponíveis as informações sobre o Executivo Municipal, onde é possível obter dados sobre: Orçamentos, Receitas, Despesas, Balanços e Legislação. Em relação as cidades da Região, o desempenho já não foi tão alto. Bofete, que na primeira avaliação, no ano passado, havia ficado a frente de Botucatu, com a nota 8,20, teve uma grande queda na última análise e agora ocupa a 160ª posição, com 7,30.

Itatinga recebeu nota 7,10 e está na 186ª posição. Pratânia, na 387ª colocação, com a nota 5,40, ainda ficou um pouco acima da média nacional. Agora, São Manuel, com 4,80, na 460ª posição, Areiópolis, com 3,90, no 515º lugar, Anhembi, na 593ª colocação, com 2,10 e Pardinho, com apenas 1,40, na 611ª posição, ficaram abaixo da expectativa, com pontuação inferior as médias estaduais e nacionais. Essas cidades deverão ser ajuizadas pelo Ministério Público Federal, para adequação dos portais.

Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias