08 de setembro, 2025

Últimas:

Legado do Papa Francisco: Vaticano inaugura centro vocacional agrícola e sustentável

Anúncios

Nesta semana, o Vaticano anunciou a inauguração de um centro educacional inspirado no legado ecológico do Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril de 2025. No Lago Albano, que fica na região do Lácio, na Itália, o centro Borgo Laudato si’ compreende 22 hectares onde acontecerão atividades de agricultura sustentável, treinamento vocacional e educação ambiental para públicos diversos.

Na terça (3), autoridades da Igreja convidaram a imprensa para conhecer o projeto e visitar o centro educacional, que conta com 10 salas e um refeitório. “O Borgo é uma bela realidade que o Papa Francisco escolheu como local para colocar em prática a Encíclica Laudato si’, mas o criador já havia feito sua parte”, afirmou o cardeal Fabio Baggio, subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e diretor-geral do Centro de Alta Formação Laudato Si’.

Anúncios

O centro conta com painéis solares que fornecerão energia para a instalação, não permitirá o uso de plásticos e contará com sistemas de reciclagem e compostagem. As autoridades dizem que haverá um sistema de “irrigação inteligente” que usa inteligência artificial para determinar as necessidades das plantas, e que será feita a coleta de água da chuva e a instalação de sistemas de tratamento e reutilização de águas residuais.

A primeira escola profissionalizante do Vaticano quer oferecer treinamento presencial em atividades como jardinagem sustentável, produção de vinho orgânico e colheita de azeitonas. O Borgo Laudato Si’ também oferecerá novas oportunidades de emprego para grupos particularmente vulneráveis, incluindo vítimas de violência doméstica, refugiados, dependentes químicos em recuperação e presos reabilitados, segundo reportagem da EuroNews, que visitou o local.

Anúncios

A produção agrícola (que incluirá vinho, azeite, chás e queijos) será vendida no local e os lucros serão reinvestidos no centro educacional. O Rev. Manuel Dorantes, diretor do centro, afirmou ao site que o projeto ainda está em fase inicial, mas já recebeu alguns grupos escolares experimentalmente e emprega 12 trabalhadores que passaram por um treinamento vocacional.

Nesta sexta-feira (5), o Papa Leão XIV, que vem reafirmando a vocação de Francisco na necessidade de cuidar da natureza, vai comandar a inauguração formal do centro.

Borgo Laudato si’, centro de vocação com foco agrícola criado pelo Vaticano (Foto: Divulgação)

Fonte: Um Só Plneta

Talvez te interesse

Últimas

Setor registra expansão de USD 17,05 bilhões para USD 49,80 bilhões, segundo projeções de mercado. ...

Categorias