Anúncios
Unidade do HC integra rede estadual que analisa exames de pacientes com suspeita de contaminação
O Governo de São Paulo instaurou um gabinete de crise após os casos de contaminação por metanol relacionados a bebidas falsificadas. A Secretaria de Estado da Saúde já confirmou 10 casos no estado, sendo um óbito, e outros 27 estão em investigação.
Anúncios
Em Botucatu, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp (HCFMB) participa diretamente das investigações. O laboratório da instituição é um dos três centros de referência no Estado de São Paulo habilitados para realizar as análises laboratoriais em casos suspeitos de intoxicação por metanol. Os outros dois estão em Campinas e Ribeirão Preto.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os exames realizados em Botucatu e nas demais unidades podem emitir resultados em até 1 hora, fator decisivo para que os médicos adotem o tratamento adequado e aumentem as chances de recuperação dos pacientes.
Anúncios
Na capital e Grande São Paulo, seis estabelecimentos foram interditados cautelarmente, e mais de 17 mil garrafas foram apreendidas em uma fábrica clandestina em Americana. Um lote de 128 mil garrafas foi lacrado em Barueri, além de outras operações em andamento.
Alerta à população
A Secretaria de Estado da Saúde reforça que qualquer paciente que apresentar sintomas incomuns após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato. Entre os principais sinais estão dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6 horas é considerado fundamental para evitar complicações graves, como cegueira permanente ou até morte.
Botucatu, por meio do laboratório do HC, segue desempenhando papel estratégico nesse trabalho de enfrentamento à crise.