24 de novembro, 2024

Últimas:

Justiça Eleitoral de Botucatu já prepara as eleições de domingo

Anúncios

 

O trabalho das Eleições no segundo turno já co­meçou e nesta sexta-feira toma corpo com a dis­tribuição das urnas ele­trônicas nas escolas dos Municípios de Botucatu, Pardinho e Itatinga. As urnas serão instaladas e será realizado o primeiro teste de funcionamento no segundo turno.

Anúncios

Instaladas as urnas nas escolas, que são transfor­madas em seções eleito­rais, a Guarda Civil Mu­nicipal e a Policia Militar ficarão na proteção dos equipamentos, para evi­tar qualquer risco de frau­de ou eventual atentado.

“A GCM, Polícia Civil e Polícia Militar desenvol­veram papel fundamental no primeiro turno. Essa união de forças foi muito importante e continuará sendo no segundo turno. Eles farão a segurança das urnas nas escolas. Di­versos policiais dormirão nas escolas, onde estão as seções eleitorais, e teremos patrulhamento das forças de segurança. Mais de 1,8 mil pessoas serão mobilizadas para o trabalho eleitoral”, des­tacou Igor Ignácio, Chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu.

Anúncios

Ele salientou que os me­sários foram orientados para agir imediatamente em relação a qualquer

Política

de fraude ou dano à urna eletrônica. Igor Ignácio contou que ocorreram casos de uso de cola (Super Bonder) para grudar as teclas e evitar o voto, assim como arrancaram teclas com o mesmo propósito.

“Se o eleitor ou o me­sário identificar fraude, imediatamente ele toma­rá providencias de cha­mar uma das pessoas da fila para acompanhar o trabalho de testes. Caso se confirme, o mesário vai tomar algumas providen­cias, como, por exemplo, a substituição da urna ele­trônica”, afirmou.

O chefe do Cartório Eleitoral disse que se ocorrer agitação ou ten­tativas de invasão nas seções eleitorais, os me­sários estão orientados a mobilizar a Policia Militar para conter os ânimos ou, então, deter quem está tumultuando o processo.

Em relação a eventual trabalho de boca de urna, de presidenciáveis ou go­vernadores, as regras se­rão mantidas.

“Não pode boca de urna e quem for flagrado será processado com base na legislação”, avisou Igor Ig­nácio.

A votação deste domin­go, 28, vai ocorrer das 8h às 17 horas, mas o resul­tado para Presidente vai começar a ser divulgado no site do TSE a partir das 19 horas (horário de Bra­

sília), devido ao fuso horá­rio de estados que estão até duas horas atrás do horário de Brasília.

“A eleição para gover­nador de São Paulo vai ser totalizada pelo TER-SP e começa a ser divulgado no site da Justiça. Os re­sultados da apuração para Presidente começam a ser divulgado a partir das 19 horas, quando todas as urnas do Brasil estarão fechadas, e não haverá o risco de influenciar o voto de outros estados”, desta­cou o Chefe do Cartório Eleitoral.

Quem não votou no pri­meiro turno poderá votar normalmente no segun­do.

Após a eleição, o cida­dão deverá procurar a Justiça Eleitoral para re­gularizar a situação e pa­gar a multa de R$ 3,51.

Para votar no segundo turno continuam valen­do as regras do primeiro. Além do título eleitoral, o cidadão deverá levar um documento com fotogra­fia, como RG, certificado de reservista, carteira de trabalho, CNH ou passa­porte.

Quem estiver fora do domicílio eleitoral e tiver de justificar o voto de­verá procurar as seções eleitorais para justificar a ausência.

Se não justificou a falta no dia da eleição, o cida­dão terá 60 dias para re­gularizar a situação.

Jornal Leia Notícias por Haroldo Amaral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Unesp, câmpus de Botucatu, está com uma vaga aberta em concurso público para cargo de nível médio, com...

Categorias