Anúncios
O trabalho das Eleições no segundo turno já começou e nesta sexta-feira toma corpo com a distribuição das urnas eletrônicas nas escolas dos Municípios de Botucatu, Pardinho e Itatinga. As urnas serão instaladas e será realizado o primeiro teste de funcionamento no segundo turno.
Anúncios
Instaladas as urnas nas escolas, que são transformadas em seções eleitorais, a Guarda Civil Municipal e a Policia Militar ficarão na proteção dos equipamentos, para evitar qualquer risco de fraude ou eventual atentado.
“A GCM, Polícia Civil e Polícia Militar desenvolveram papel fundamental no primeiro turno. Essa união de forças foi muito importante e continuará sendo no segundo turno. Eles farão a segurança das urnas nas escolas. Diversos policiais dormirão nas escolas, onde estão as seções eleitorais, e teremos patrulhamento das forças de segurança. Mais de 1,8 mil pessoas serão mobilizadas para o trabalho eleitoral”, destacou Igor Ignácio, Chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu.
Anúncios
Ele salientou que os mesários foram orientados para agir imediatamente em relação a qualquer
Política
de fraude ou dano à urna eletrônica. Igor Ignácio contou que ocorreram casos de uso de cola (Super Bonder) para grudar as teclas e evitar o voto, assim como arrancaram teclas com o mesmo propósito.
“Se o eleitor ou o mesário identificar fraude, imediatamente ele tomará providencias de chamar uma das pessoas da fila para acompanhar o trabalho de testes. Caso se confirme, o mesário vai tomar algumas providencias, como, por exemplo, a substituição da urna eletrônica”, afirmou.
O chefe do Cartório Eleitoral disse que se ocorrer agitação ou tentativas de invasão nas seções eleitorais, os mesários estão orientados a mobilizar a Policia Militar para conter os ânimos ou, então, deter quem está tumultuando o processo.
Em relação a eventual trabalho de boca de urna, de presidenciáveis ou governadores, as regras serão mantidas.
“Não pode boca de urna e quem for flagrado será processado com base na legislação”, avisou Igor Ignácio.
A votação deste domingo, 28, vai ocorrer das 8h às 17 horas, mas o resultado para Presidente vai começar a ser divulgado no site do TSE a partir das 19 horas (horário de Bra
sília), devido ao fuso horário de estados que estão até duas horas atrás do horário de Brasília.
“A eleição para governador de São Paulo vai ser totalizada pelo TER-SP e começa a ser divulgado no site da Justiça. Os resultados da apuração para Presidente começam a ser divulgado a partir das 19 horas, quando todas as urnas do Brasil estarão fechadas, e não haverá o risco de influenciar o voto de outros estados”, destacou o Chefe do Cartório Eleitoral.
Quem não votou no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo.
Após a eleição, o cidadão deverá procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação e pagar a multa de R$ 3,51.
Para votar no segundo turno continuam valendo as regras do primeiro. Além do título eleitoral, o cidadão deverá levar um documento com fotografia, como RG, certificado de reservista, carteira de trabalho, CNH ou passaporte.
Quem estiver fora do domicílio eleitoral e tiver de justificar o voto deverá procurar as seções eleitorais para justificar a ausência.
Se não justificou a falta no dia da eleição, o cidadão terá 60 dias para regularizar a situação.
Jornal Leia Notícias por Haroldo Amaral