10 de janeiro, 2025

Últimas:

Justiça dos EUA condena invasor do Capitólio a 7 anos de prisão

Anúncios

Nesta segunda-feira (1°), um associado da milícia de extrema-direita Three Percenters foi condenado a sete anos e três meses de prisão por participar do ataque ao Capitólio, em Washington D.C., nos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.

Guy Reffitt, de Wylie, Texas, foi condenado por um júri em março por cinco acusações criminais, incluindo trazer uma arma para o terreno do Capitólio e obstruir um processo oficial. Na ocasião, o norte-americano ameaçou machucar os próprios filhos, caso informassem sua participação ao FBI.

Anúncios

O ataque ao edifício, que serve como centro legislativo do país, foi liderado por apoiadores do ex-presidente republicano Donald Trump. Eles contestavam a eleição de Joe Biden, do Partido Democrata, para a liderança dos EUA, dizendo que a votação havia sido fraudada. Tais alegações são comprovadamente falsas.

Forças de segurança fazem varredura e retiram apoiadores de Trump após invasão ao Capitólio, em janeiro de 2021 (Foto: Reprodução)

A sentença de Reffitt foi emitida pela juiza distrital dos EUA Dabney Friedrich e é a mais longa até agora para qualquer pessoa envolvida no motim. A autoridade também proibiu o norte-americano de se associar a grupos de milícias e ordenou que ele passasse por tratamento de saúde mental.

Anúncios

Mais cedo na segunda-feira, a juíza disse que estava preocupada com as ações e comentários de Reffitt sugerindo que ele queria derrubar o Congresso, chamando suas declarações de “afirmações assustadoras que beiram o delírio”.

“Na democracia, respeitamos uma transferência pacífica de poder”, afirmou Friedrich. “A eleição foi contestada em vários tribunais em todo o país, e juiz após juiz disse que não há mérito nessas reivindicações.”

Embora o norte-americano de 49 anos não tenha entrado no Capitólio, ele aparece em vídeo liderando outros invasores em um lance de escadas do lado de fora do prédio.

Em testemunho, o filho de Reffitt, Jackson, contou sobre as ameaças que recebeu do pai na ocasião. “Ele disse: ‘Se você me entregar, você é um traidor, e os traidores levam um tiro'”, disse Jackson Reffitt aos jurados.

Em sua sentença, os promotores apresentaram evidências mostrando que Reffitt pretendia cometer mais atos de violência. Em uma troca de mensagens posterior à invasão ao Congresso, ele disse a outros membros da milícia: “Tomamos a capital dos Estados Unidos da América e faremos isso de novo”.

Jackson e Peyton, também filha de Reffitt, disseram ao tribunal que esperam que o pai receba apoio para tratar seus problemas de saúde mental enquanto estiver detido. “Como conheço meu pai, ele não é uma ameaça para minha família”, afirmou Peyton.

O norte-americano pediu desculpas à juíza. “Não quero mais nada com essas coisas. Não quero mais nada com milícias… Sinto muito”, disse Reffitt.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Eric Zinterhofer junta-se ao Conselho de Administração da Empresa...

Categorias