Anúncios
Após pedido do Ministério Público, a Justiça concedeu liminar obrigando o governo do estado de São Paulo a aumentar o quadro de funcionários da Polícia Civil de Paranapanema (SP).
Se a ordem não for cumprida, o estado terá que pagar uma multa diária no valor de R$ 1 mil.
Anúncios
A liminar atendeu a um pedido do Ministério Público, que alegou com documentos que comprovaram que a falta de funcionários tem prejudicado o rendimento do trabalho.
De acordo com o MP, alguns agentes estão realizando várias funções e, mesmo assim, a demanda de serviços continua grande.
Anúncios
O promotor de Justiça Werner Magalhães, que formulou o pedido para a Justiça, ressalta que o desvio dessas funções provocou a perda da capacidade investigativa da delegacia.
Atualmente, a delegacia de Paranapanema tem seis policiais civis, sendo um delegado, dois investigadores, um agente policial e dois carcereiros.
Na liminar, a Justiça cobra do estado um número de funcionários que deve corresponder o que consta em uma resolução Secretaria de Segurança Pública (SSP), que é um delegado, dois escrivães, que no caso de Paranapanema não tem nenhum, além de três investigadores, um carcereiro e um agente policial.
Em nota, a SSP afirmou que pouco efetivo não prejudica o trabalho realizado na delegacia e que estão em andamento concursos para a contratação de mais policiais.
Na nota, a secretaria diz ainda que caiu o número de ocorrências na cidade de Paranapanema em 2018, e que 44% dos crimes foram esclarecidos.
Fonte: G1