29 março, 2024

Últimas:

Juros do empréstimo consignado sobem até 30% em apenas um ano

Anúncios

A média dos juros dos empréstimos consignados (com desconto em folha) nos seis principais bancos do país subiu até 30,77%, em apenas um ano. É o que mostram um levantamento feito pelo Extra no site do Banco Central (BC). A maior alta nas taxas para funcionários de empresas privadas foi aplicada pelo Itaú: 30,77%. O Banco do Brasil teve a maior elevação nos juros da modalidade oferecida a servidores públicos (12,36%), enquanto a Caixa Econômica federal apresentou a maior variação para os aposentados e pensionistas do INSS: 13%.

José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil e do portal “Meu Bolso Feliz”, explica que a alta se deve principalmente às elevações da taxa básica de juros (Selic) no período e à incerteza trazida pelo aumento do desemprego no país:

Anúncios

— É mais barato (que outros créditos)? É. Mas é um barato que já está saindo caro.

As altas nas taxas de juros, por outro lado, foram acompanhadas pela queda no número de concessões desse tipo de empréstimo. Dados do BC mostram que, de dezembro de 2014 a novembro de 2015, o volume de consignado concedido a trabalhadores de empresas privada recuou 18,75%. Entre os servidores públicos, a queda foi de 15,5%. Já entre os beneficiários do INSS, o volume caiu 11,04%.

Anúncios

— A taxa deve continuar subindo e a demanda está menor porque as pessoas estão assustadas — avalia Vignoli.

Em nota, o Itaú afirmou que os juros do consignado acompanharam o aumento da Selic. A Caixa alegou que a taxa refere-se a uma média, e que o banco continua com a menor do mercado. O Banco do Brasil não comentou o assunto.

Confira as taxas:

juros-credito-consignado-info-200116

Fonte: Extra

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias