19 de janeiro, 2025

Últimas:

Jovem registra ‘nuvem gigante’ em rodovia e compara cenário a de filme: ‘Nunca tinha visto algo assim’; vídeos e fotos

Anúncios

Uma jovem que viajava pelo interior de SP foi uma das pessoas que ficaram intrigadas – e assustadas – ao registrar a “nuvem gigante” que encobriu muitas cidades nas regiões de Itapetininga e Sorocaba (SP), na tarde desta sexta-feira (17).

Moradores de Alambari, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Salto de Pirapora, Sarapuí, Piedade, Salto e Tatuí (SP) enviaram imagens que mostram a nuvem tomando o céu.

Anúncios

Nuvem ‘gigante’ avançou por diversas cidades do interior de São Paulo na tarde desta sexta-feira (17) (Foto: Camargo Ortiz)

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno climático é conhecido como supercélula “e possui esse formato devido à rotação do vento dentro da nuvem”. “As supercélulas podem produzir fortes ventos, granizo e chuva intensa e/ou persistente. Esse sistema geralmente tem a duração de algumas horas”, disse a Defesa Civil.

Apesar de ser um evento natural, a nuvem tomando o céu foi uma cena de filme para a jovem Thalessa Gomes Turibio. A moradora de Sorocaba viajava até Campina do Monte Alegre (SP) para visitar os pais quando o dia virou noite e a nuvem começou a surgir.

Anúncios

A assistente administrativo de 29 anos conta que estava na Rodovia Raposo Tavares, no trecho em Alambari, junto de um amigo e outras duas pessoas no carro, quando sacou o celular para registrar o fenômeno ao som de “Ai que medo” e “Meu Deus”.

“Eu nunca tinha visto algo assim. Então, não fazia ideia do que era”, comenta ao comparar a situação com a de um filme.

“Foi assustador. Eu tive muito medo. Muito medo. Porque, na hora que ‘entramos’ na nuvem, estava muito vento. Achei que fosse morrer. Foi horrível [a sensação]”, completa a jovem.

Nuvem ‘gigante’ foi vista em Salto de Pirapora e Sarapuí (SP) (Foto: Rodrigo Moraes Raposo e Estela Moraes)

Apesar da ventania, Thalessa comenta que não viu nada além de galhos pelas vias ao longo da viagem. “Graças a Deus foi só susto e imagens”, desabafa.

A situação foi confirmada pela Defesa Civil, que não recebeu registros de danos na região.

A imagem também surpreendeu Walmir Gerena, morador de Salto (SP). Ele, que tem um perfil no Instagram onde publica vídeos feitos com drone, logo usou seu hobby para também registrar o fenômeno na cidade.

No vídeo feito por Walmir é possível ver a dimensão da nuvem.

‘Irregulares e carregadas’

De acordo com o astrônomo Rodrigo Raffa, o fenômeno é frequentemente associado a ventos intensos que ocorrem antes de tempestades.

“Nuvem do tipo stratocumulus ou cumulonimbus arcus, a shelf cloud, são irregulares e bem carregadas. A formação em camadas ou arcos, visível nas imagens, é causada pelo deslocamento de ar quente e úmido sendo forçado para cima, enquanto o ar mais frio desce”, explica.

Moradora de Tatuí (SP) registrou o fenômeno (Foto: Sandra Leão)
Professor de Sarapuí (SP) também registrou o fenômeno meteorológico na tarde desta sexta-feira (17) (Foto: Daniel Cotrin)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Power International Holding (PIH), um conglomerado com sede no Catar reconhecido mundialmente, concluiu oficialmente a aquisição de uma...

Categorias