10 de janeiro, 2025

Últimas:

Jovem de Santa Cruz do Rio Pardo morreu por febre maculosa, diz laudo

Anúncios

Um jovem morador de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) que morreu no início de janeiro foi vítima de febre maculosa. Este é o resultado de um exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz divulgado nesta sexta-feira (1º).

Mateus Oliveira Bernardino, de 19 anos, estava internado em um hospital particular de Ourinhos. Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo, a contaminação, que é feita através do carrapato-estrela, pode ter acontecido em três locais.

Anúncios

Na próxima semana, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) fará investigação e busca por carrapatos nos locais apontados como suspeitos: as margens do Rio Pardo, o camping de Timburi e um rio em Piraju, onde o jovem foi pescar.

Nesses locais, os técnicos da Sucen vão colocar placas alertando para o perigo da febre maculosa e os cuidados para não haver contato com o carrapato-estrela.

Anúncios

Transmissão, sintomas e tratamento

A febre maculosa é uma doença infecciosa que pode atingir pessoas de todas as idades, independente das condições de higiene e saneamento básico, por exemplo, já que o carrapato se hospeda até em animais domésticos.

De acordo com o médico infectologista Carlos Lazar, professor da PUC-Sorocaba, a transmissão ocorre depois que o carrapato pica um animal infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Quando o carrapato infectado pica o ser humano, a doença é transmitida. Não há contágio pelo ar.

O especialista explica que a bactéria da febre maculosa pode ser transmitida por três espécies de carrapatos, mas o principal é o carrapato-estrela.

A bactéria aparece mais comumente nos carrapatos presentes em capivaras, mas o aracnídeo pode estar em cavalos ou até em cachorros domésticos que tenham contato com animais silvestres.

O ser humano pode ser picado pela larva do carrapato ou pela ninfa, que é a fase intermediária. Mas a dor no local só é percebida se a picada for de um carrapato adulto.

A capivara não fica doente ao carregar a bactéria. Apenas cães e humanos exibem doenças clinicamente reconhecíveis e, portanto, a capivara é apenas o animal hospedeiro da bactéria.

Os sintomas da doença podem aparecer de dois a sete dias após a picada. Os principais sinais são:

  • Febre
  • Dor muscular
  • Vômito
  • Diarreia
  • Dores de cabeça
  • Manchas vermelhas nas extremidades do corpo

O médico Carlos Lazar explica que nem sempre as manchas avermelhadas aparecem no paciente, o que pode dificultar o diagnóstico. Por isso, a principal forma de descobrir a doença é averiguar se a pessoa que apresenta os sintomas esteve em uma área de mata ou próxima de animais transmissores.

O tratamento mais efetivo no combate à febre maculosa é realizado com antibióticos. Segundo o médico infectologista, a medida só será eficaz uma semana depois do início da medicação.

O médico enfatiza que, quanto mais rápida a descoberta da febre maculosa, maior a chance de um tratamento eficaz. A demora no diagnóstico e início da medicação pode acarretar em falências renais e hepáticas e, posteriormente, levar à morte.

Carrapato-estrela é o principal responsável por transmitir a febre maculosa (Fotos: Reprodução)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios LAS VEGAS, Jan. 10, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O estande da Wisson Robotics na CES 2025 tornou-se um ponto...

Categorias