29 março, 2024

Últimas:

José Mujica é internado com espinha entalada no esôfago

Anúncios

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica foi internado nesta terça-feira (27) com uma espinha que ficou presa em seu esôfago, informou a médica do político ao jornal uruguaio “El País”.

O estado de Mujica não é considerado grave, mas, pela idade avançada — 85 anos —, a equipe médica preferiu interná-lo para a retirada da espinha. O procedimento cirúrgico, a ser feito nesta noite, é considerado de menor complexidade, segundo o “El País”.

Anúncios

“É algo simples e amanhã ele estará de volta à sua casa”, disse a médica Raquel Pannone.

De acordo com o jornal argentino “La Nación”, a mulher de Mujica, a senadora Lucia Topolansky, havia preparado um prato com peixe nesta terça. Ao comer, uma das espinhas ficou entalada no esôfago de Mujica, que teve dificuldades para respirar.

Anúncios

Eleito senador, Mujica deixou o cargo

Mujica acena na sessão em que se despediu do Senado uruguaio — Foto: AFP/Pablo Porciuncula
Mujica acena na sessão em que se despediu do Senado uruguaio (Fotos: Reprodução)

Em outubro do ano passado, Mujica renunciou ao seu mandato de senador pelo país. Ele disse que que a pandemia de coronavírus fez com que ele antecipasse a decisão de por fim à sua atuação num cargo que exige contato constante e direto com a população.

“Esta situação me obriga, com muito pesar, por minha profunda vocação política, a solicitar que se tramite minha renúncia à cadeira que os cidadãos me concederam”, escreveu Mujica, em uma carta lida em sessão extraordinária do Senado.

“Isso não significa o abandono da política, mas sim o abandono da linha de frente por entender que um bom dirigente é aquele que deixa pessoas que o superam com vantagem. Vou agradecido, com muitas recordações e profunda nostalgia. A pandemia me derrubou”, disse.

Mujica tem uma doença autoimune chamada Síndrome de Strauss, que, junto com a idade avançada, o coloca no grupo de risco para a Covid-19. Em entrevista ao jornal “El Pais” do Uruguai, ele disse que gosta da política, mas gosta mais de poder viver o máximo que puder. Por causa dessa doença, o ex-presidente não pode se vacinar contra o coronavírus.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Obituário 29 de março de 2024

29/03/2024

Anúncios Alzira de Jesus Covas – 87 anos Sepultamento Cemitério Jardim 30/03/24 Velório Complexo Funerário Anúncios...

Categorias