JORI 2016: grande festa e medalha de ouro na coreografia para Botucatu marcam abertura

Em Botucatu, na tarde da última quinta-feira (17), no Ginásio Municipal de Esportes – “Dr. Mário Covas Júnior”, foi realizada a abertura da 20ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI). 
 
O evento  contou com a presença do secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Jean Madeira; prefeito de Botucatu, João Cury Neto; vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior; primeira dama e presidente do Fundo Social do Município, Rachel Ferronato Cury; secretário Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira;  presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa  (Curumim); superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp, Mário Eduardo Pardini Affonseca; entre outras autoridades.
 
Durante a abertura foi realizado o desfile das delegações participantes da competição. A condução e acendimento da pira olímpica ficaram a cargo da professora Mariuza Carvalho e os atletas Joaquim Pereira da Silva, Sebastiana Domingos e Henrique Reis. Já o juramento do atleta foi feito por Vera Alice Rebello.
 
Para Rachel Ferronato Cury, receber o JORI em Botucatu é o coroamento de todo um trabalho realizado nos últimos anos. “Sempre somos bem representados  no JORI, vamos todos os anos para competição com muita motivação e vontade. Com certeza encerrar este ano sediando esta etapa é um privilégio para Botucatu, trabalhamos muito para que esta competição seja tranquila, com muita alegria e convivência. Estamos muito felizes”, salienta a primeira dama.
 
O prefeito João Cury enalteceu o esforço do Governo do Estado na realização de mais um Jogos Regionais do Idoso “A Dona Lú [Alckimin] e o Secretário de Esportes foram muito sábios quando priorizaram a realização do JORI mesmo durante essa época de crise que o País enfrenta.  Nós queremos oferecer para todos o que  temos de melhor em Botucatu. Os jogos do Idoso são da superação, alegria de viver, qualidade de vida e dos exemplos que cada um dos idosos representam para todos nós”, enfatiza João Cury.
 
Representando o governador Geraldo Alkmin e a primeira dama do Estado, Dona Lú Alckmin, o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Jean Madeira, parabenizou todos os aqueles que vieram prestigiar o evento. “ O esporte produz vida e nós vamos continuar batendo nesta tecla. Chegamos a 20ª edição dos Jogos do Idoso e este não é apenas o maior jogo do Brasil e sim é maior jogo do idoso do planeta”,  afirma o secretário.
 
Logo após a abertura, ainda no Ginásio Municipal, foi realizada a competição na Coreografia.  A equipe de Botucatu iniciou o JORI com o pé direito conquistando o primeiro lugar na modalidade com a apresentação intitulada “Ritmo Latino”, coordenada pelos professores Fábio Gonçalves e Martha Fernanda. Em 2015, a coreografia de Botucatu ficou com terceiro lugar com a apresentação “Equilibre-se”, no JORI em Igaraçu do Tietê.
 
Ainda no primeiro dia de competição, Botucatu encarou disputas no voleibol. Na categoria feminino B, Botucatu venceu Piracicaba por 2 x 1 e no masculino A perdeu para Igaraçu do Tietê pelo placar de 2 x 1.
 
Sobre o Jori 2016
Os Jogos Regionais dos Idosos são organizados e realizados pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde.
 
Têm por objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos dos municípios do Estado de São Paulo.
 
O JORI reúne em Botucatu quase 2 mil atletas e dirigentes de 38 municípios, em 14 modalidades [atletismo, bocha, buraco, coreografia, dança, dominó, damas, malha, natação, tênis de mesa, tênis de campo, truco, voleibol e xadrez].
 
As modalidades ocorrem em quatro praças esportivas: Associação Atlética Ferroviária (AAF), Estádio Municipal “Prof. João Roberto Pilan” (INCA), Sesi e Ginásio Municipal de Esportes – “Dr. Mário Covas Júnior”.
 
2º Dia de competição – resultados 
 
Bocha 
Botucatu 8  x 18  Macatuba
 
Buraco – Feminino 
Buraco 2 x 1 Lençóis Paulista
 
Buraco –  Masculino 
Botucatu   X  Bocaina  – Botucatu venceu por WO
Botucatu x Piratininga –  Botucatu perdeu por critério desempate
 
Dominó – Feminino 
Botucatu x Itirapina – Botucatu venceu por WO
Botucatu 2 x 5 Águas de São Pedro
Botucatu 1 x 4 Piracaba
 
Dominó – Masculino
Botucatu 1 x 4 São Carlos
Botucatu 3 x4 Jaú
 
Malha 
Botucatu 2 x 12 Descalvado 
 
Tênis Feminino A 
Botucatu x  Pirassununga – Botucatu venceu por WO
 
Tênis de Mesa Feminino A 
Botucatu 0 x 2 São Carlos
 
Tênis de mesa – Feminino B 
Botucatu 3 x 0 Pirassununga
 
Tênis de mesa – Masculino B 
Botucatu 2 x 0 Águas de São Pedro
 
Truco 
Botucatu 1 x 2 Bauru
 
Voleibol feminino A 
Botucatu 2 x 0 São Manuel
 
Voleibol masculino A 
Botucatu 2 x 0 São Manuel
 
Serviço:
Todos os boletins da competição podem ser obtidos no sitewww.botucatu.sp.gov.br/jori2016.

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

Scroll Up