Jogos de Paris: organizadores preveem 600 mil pessoas na abertura

Os organizadores da Olimpíada de 2024 (Paris) esperam que pelo menos 600 mil pessoas acompanhem a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos ao longo do Sena, conforme atletas e delegações naveguem pelo rio para inaugurar os Jogos.

Cerca de 160 barcos partirão em 26 de julho de Pont d’Austerlitz para uma jornada de seis quilômetros até a Pont d’Iena, em um evento que Tony Estanguet, chefe do comitê organizador, descreve como “único e espetacular”.

“Estivemos trabalhando nisso nos últimos 12 meses, é o resultado de um esforço coletivo com o COI [Comitê Olímpico Internacional] e todas as autoridades. Tem que ser espetacular”, declarou Estanguet em entrevista à Reuters.

“Será a primeira vez que as pessoas terão acesso gratuito à cerimônia de abertura, e não apenas em um estádio. Também será um evento popular”, afirmou.

Enquanto a parte inferior dos bancos será reservada para venda nas bilheterias, a parte superior será de livre acesso.

“Os Jogos são uma experiência única na vida. Queremos que as pessoas sintam isso. [Os barcos] passarão pelos marcos icônicos de Paris [Notre Dame, os museus de Orsay e do Louvre, a Pont Neuf, a Pont Alexandre III, o Grand Palais, a Torre Eiffel”, acrescentou Estanguet.

O projeto foi aprovado pelo COI no mês passado, e o presidente da entidade, Thomas Bach, disse que todas as exigências de segurança serão atendidas.