Anúncios
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, realizou na terça-feira (7) seu segundo discurso ao Estado da União, em um momento em que há muito em jogo politicamente. Logo no início de sua fala, o democrata pediu aos membros do Partido Republicano que trabalhem com ele para “terminar o trabalho” de reconstruir a economia e unir a nação.
“Muitas vezes nos dizem que democratas e republicanos não podem trabalhar juntos. Mas nos últimos dois anos, provamos que os cínicos e os pessimistas estavam errados. Sim, nós discordamos bastante. (…) Mas, repetidamente, democratas e republicanos se uniram”, afirmou Biden.
Desentendimento com Republicanos
As tensões aumentaram quando Biden sugeriu que alguns republicanos apoiaram uma proposta de colocar a existência do Medicare (seguro de saúde do governo norte-americano) e na Seguridade Social em votação a cada cinco anos.
Anúncios
Em resposta, os alguns integrantes do Partido Republicano gritaram e vaiaram. Alguns até se levantaram para protestar.
“Mentiroso!” gritou a deputada republicana Marjorie Taylor Greene. “Nós nunca dissemos isso!” disse Byron Donalds, outro republicano da Câmara.
Anúncios
A proposta vem do senador da Flórida, Rick Scott, mas não foi endossada pela maioria do Partido Republicano. Em resposta, Biden disse: “Quem duvidar, entre em contato com meu escritório”.
E ele disse ao público: “Então, todos concordamos que a Seguridade Social e o Medicare estão fora de questão”. Isso foi aplaudido de pé por membros de ambos os partidos.
Violência policial
O líder norte-americano renovou seu apelo por uma reforma da polícia, dizendo que os policiais que “violam a confiança pública” devem ser responsabilizados e os agentes da lei devem receber o treinamento necessário.
“Eu sei que a maioria dos policiais e suas famílias são pessoas boas, decentes e honradas. E eles arriscam suas vidas toda vez que colocam esse escudo”, disse Biden.
“Mas o que aconteceu com Tire em Memphis acontece com muita frequência. Temos que fazer melhor”, acrescentou o presidente, referindo-se ao homem negro de 29 anos que foi morto por policiais em janeiro.
“A segurança pública depende da confiança do público, mas com muita frequência essa confiança é violada, afirmou. “Quando policiais ou departamentos de polícia violam a confiança pública, eles devem ser responsabilizados.”
O que é o Estado da União?
É o discurso do presidente que ocorre todos os anos em uma sessão conjunta do Congresso americano. Nele, o chefe de Estado e de governo presta esclarecimentos aos parlamentares, militares e integrantes da Suprema Corte sobre a atual situação dos EUA e os planos e prioridades do ano.
O primeiro discurso sobre o Estado da União foi pronunciado por George Washington em 8 de janeiro de 1790.
Tradicionalmente, o presidente norte-americano pede esforços a deputados e senadores para aprovar projetos que o chefe de governo acredita ser importante.
Fonte: Yahoo!