Anúncios
João Fonseca, de 17 anos, venceu a decisão do US Open juvenil, neste sábado, sobre o americano Learner Tien, por 2 sets a 1, de virada, parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. Com o resultado, o carioca assume a liderança do ranking mundial, enquanto o jogador filho de vietnamitas, mas nascido na Califórnia, fica com a segunda posição.
– A torcida fez me sentir no Brasil – disse em inglês. É só gratidão por todo o trabalho. E vamos por mais, muito mais. Aqui é Brasil, po… – concluiu João Fonseca, em português, emocionado, após o título.
Anúncios
– Inacreditável. Estou muito feliz. Tenho muita gratidão por tudo, eu amo esse esporte. Lutei até o final, estou muito feliz. É inacreditável. Vim ao US Open tentando passar a barreira das quartas de final. Consegui passar e botei na minha cabeça que dava. Era jogar com o coração. Me inspirei na Bia Haddad, porque ela joga com o coração. Aqui se encerra minha carreira no juvenil. Agora é ir com tudo para o profissional – disse João Fonseca, em entrevista ao sportv.
Novamente, como aconteceu na semifinal, houve atraso para a realização do jogo em Nova York devido às condições climáticas –ao contrário do estádio principal do torneio, as quadras onde são disputadas as partidas juvenis não são cobertas.
Anúncios
A partida foi muito equilibrada nos três sets, com o brasileiro sendo mais agressivo, mas com o americano jogando muito bem do fundo de quadra. Apesar de Tien jogar em casa, a torcida era majoritariamente favorável a João Fonseca. E a empolgação da arquibancada ajudou o brasileiro a vencer o rival.
Esta foi a primeira final de simples de João Fonseca em um Grand Slam. Em duplas, o brasileiro já tinha chegado a uma decisão ao lado do belga Alexander Blockx, mas ficaram com o vice-campeonato juvenil do Australian Open deste ano. Curiosamente, João Fonseca perdeu aquela final para Tien, que fez parceira com o também americano Cooper Williams. Em janeiro, a dupla do brasileiro perdeu a final por duplo 6/4.
Entre os profissionais, neste ano, João Fonseca disputou o Rio Open, mas caiu na estreia diante do eslovaco Alex Molcan (6/3 e 6/0). O brasileiro está na posição 650 do ranking da ATP.
Na história, o Brasil tem outros dois títulos juvenis de Grand Slam em simples masculino. Em 2018, Thiago Wild venceu justamente o US Open e, em 2010, Tiago Fernandes faturou o Australian Open.
Fonte: G1 – Foto: ITF