Anúncios
Serpente não peçonhenta foi retirada de local com risco de acidentes e devolvida ao habitat natural
A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) foi acionada no início da tarde da última quinta-feira (15) para realizar o resgate de uma serpente encontrada em situação de risco em uma residência localizada na região da Fazenda Lageado, em Botucatu.
Anúncios
No local, a equipe identificou o animal como uma jibóia, espécie não peçonhenta e comum na região. Diante do risco tanto ao animal quanto aos moradores, os agentes realizaram o manejo e o resgate de forma técnica e segura, garantindo a integridade das pessoas e da serpente.
Após o atendimento, a jibóia foi devolvida ao seu habitat natural, em uma área adequada e distante de locais com grande circulação de pessoas.
Anúncios
A Vigilância Ambiental em Saúde reforça que ninguém deve tentar capturar ou manusear serpentes sem conhecimento técnico, pois a ação pode gerar acidentes e causar ferimentos ao animal. Ao se deparar com uma serpente em situação de risco, a orientação é acionar os órgãos competentes para assegurar um resgate responsável.
Os contatos disponibilizados são o telefone da VAS, (14) 3811-1609, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Fora do horário comercial, aos finais de semana e feriados, a recomendação é acionar a Guarda Civil Municipal pelo 153.