24 de julho, 2025

Últimas:

Jiboia é resgatada em condomínio no Jardim Paraíso pela Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu

Anúncios

Serpente não peçonhenta foi devolvida à natureza; VAS alerta sobre importância ecológica das espécies


Na manhã da sexta-feira, 27 de junho, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu foi acionada para o resgate de uma serpente em um condomínio localizado no Jardim Paraíso

Anúncios

No local, a equipe identificou uma jiboia, espécie não peçonhenta e comum na região. O animal foi capturado com segurança e devolvido ao seu habitat natural. As ações da VAS priorizam o bem-estar da fauna silvestre e a segurança da população.

Além da operação de resgate, a Vigilância Ambiental reforçou a importância das serpentes para o equilíbrio ecológico. Mesmo as espécies peçonhentas são protegidas por lei e têm papel fundamental nas cadeias alimentares, atuando como predadoras e presas, além de contribuírem para o controle populacional de roedores.

Anúncios

“Alterações na população de serpentes indicam desequilíbrios ambientais. Esses animais são essenciais para manter a saúde dos ecossistemas”, reforça a nota divulgada pela VAS.

A VAS orienta que, ao avistar animais silvestres, a população deve acionar os canais oficiais e nunca tentar capturar ou matar o animal, conduta considerada crime ambiental.

Talvez te interesse

Últimas

Investimento estratégico do Jura Investment Group e da CMT Digital impulsiona o crescimento em serviços regulamentados de negociação, pagamentos e...

Categorias