Anúncios
Um professor de Filosofia da rede pública do Ceará está sendo investigado pela Seduc (Secretaria da Educação) por denúncia de injúria religiosa após escrever na lousa de sala de aula que “Jesus era um vagabundo e um idiota”. O caso ocorreu em Fortaleza e o momento foi registrado por uma aluna, que denunciou a situação para os pais.
Em nota, a Seduc afirmou que está apurando o caso e o professor teria escrito a frase com o intuito de provocar discussões necessárias dentro da disciplina. O órgão também ressaltou que repudia atos de intolerância e discriminação religiosa.
Anúncios
“A Secretaria da Educação (Seduc) informa que a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor 2), responsável pelas escolas da região, em conjunto com a gestão escolar, está apurando o ocorrido numa aula de Filosofia, segundo o professor, sob o pretexto de provocar discussões pertinentes com o conteúdo da disciplina. Na rede pública estadual de ensino, o ambiente escolar é um espaço de respeito aos direitos humanos, de construção de cidadania e promoção da cultura de paz. Portanto, são repudiados atos de intolerância e discriminação religiosa. Denúncias devem ser feitas à Ouvidoria do Estado, pela Central 155.”, disse a pasta em comunicado.
O caso ganhou reperussão após a deputada estadual Dr. Silvana (PL) divulgar o acontecimento na Assembleia Legislativa do Ceará nesta quinta-feira. A parlamentar não citou o nome do profissional a quem atribuiu o ato, nem o contexto no qual a frase foi escrita, mas no entendimento dela a prática “ataca e persegue” a fé de alunos e familiares.
Anúncios
O Ministério Público do Ceará (MPCE) foi acionado para atuar no caso. Em nota, o órgão informou que através das Promotorias de Justiça da Educação de Fortaleza, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), vai analisar o ocorrido.
Fonte: Extra