Anúncios
Jesualdo Ferreira, novo técnico do Santos, transitou entre a ironia e a brincadeira em vários momentos da sua entrevista de apresentação na Vila Belmiro, nesta quarta-feira.
Da surpresa ao ouvir uma referência ao lendário Chacrinha em uma das perguntas às comparações com Jorge Jesus, técnico do Flamengo, Jesualdo arrancou risos dos jornalistas presentes.
Anúncios
– Você acha que vou falar isso tudo? Claro que não vou falar isso tudo. Um ponto: eu e Jesus somos amigos e somos os treinadores mais vencedores de Portugal. Fomos adversários muitas vezes. Ganhamos, perdemos e empatamos. Tenho por Jesus uma consideração muito grande e uma estima muito grande também. Conheço suas qualidades – disse o português.
– É um treinador competente, muito trabalhador, muito obstinado, que tem objetivos claros na sua vida, sabe o que quer e tem uma linha em que é muito difícil mexer. Tem a sua forma e seu estilo. Gostem ou não gostem, é aquele. Não tem nada a ver com o meu (estilo). Sou mais velho que ele. Segundo, ele tem mais cabelo que eu. Terceiro, ele tem uma forma de ver o futebol muito parecida com a minha, mas, sinceramente, há detalhes que não são iguais. Fica só uma coisa: vocês já viram Jesus. Aguardem um tempo para ver a mim. Vocês vão tirar suas conclusões – completou.
Anúncios
Antes disso, durante pergunta ao presidente José Carlos Peres sobre a relação com o ex-técnico do Peixe Jorge Sampaoli, um jornalista usou a famosa frase de Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica”. A reação de Jesualdo Ferreira foi imediata:
– Puta que pariu!
Enquanto Peres respondia, negando que tenha ficado cinco meses sem falar com Sampaoli, Jesualdo dizia que tem estudado alguns termos do português utilizado no Brasil.
Aos 73 anos, o novo técnico do Santos também teve de encarar perguntas sobre o fato de ter estado afastado do futebol (antes de assumir o Peixe, ele estava atuando como comentarista de televisão).
– Marca aí: coragem é uma das coisas importantes. Eu não estava aposentado. Só nos aposentamos quando não há saída ou não reconhecem a capacidade. Por que estão falando da minha idade toda hora? Todo mundo já sabe – questionou o técnico.
Perguntado se o bom humor da coletiva vai ser replicado com os jogadores, Jesualdo respondeu:
– Não está gostando, não? Tem uma coisa que aprendi na vida: nada se faz contra ninguém. Está bom? Nada se constrói contra ninguém. Se eu tenho uma equipe e sei que só posso ganhar com os jogadores pensando da mesma maneira, eu não posso estar contra os jogadores, só estar com os jogadores – falou.
– Por que ser duro? Vamos transformar nosso trabalho em boas vivências. Todos os jogadores são profissionais. Mas há momento em que é preciso não ser simpático, não mostrar os dentes. No meu país, dizem que eu sou um antipático. Agora, já dizem melhor (risos). Não se trata de simpatia. Trata de sentimento. Só é simpático quem se sente bem – disse o técnico.
Outro momento mais descontraído da entrevista foi quando Jesualdo Ferreira teve de responder sobre Ricardo Quaresma, atacante português que está na mira do Santos.
– Os torcedores estão loucos com o Ricardo (Quaresma)? O Ricardo Quaresma é uma referência muito importante na minha vida. Ganhamos algumas coisas. É campeão europeu por Portugal, ganhou a Liga das Nações. O Ricardo é muito especial, é um talento. Eu não falei ainda sobre o Ricardo. Vi que tem uma grande onda nas redes sociais – disse o conectado Jesualdo.
Fonte: G1