Anúncios
Em Aube, no leste da França, a javali fêmea Rillete tornou-se o centro de uma intensa batalha. De um lado, pessoas querendo salvá-la – incluindo a ex-atriz e ativista Brigitte Bardot – e, do outro, as autoridades locais determinando que seja sacrificada.
O animal foi encontrado em abril de 2023 por Élodie Cappé, que administra um estábulo em Chaource, vasculhando o lixo. Ela contou à rede de televisão France 3 que buscou um santuário ou outro local disposto a recebê-lo, mas, como não teve sucesso, decidiu construir um cercado de 1,2 km² em sua propriedade para abriga-lo.
Anúncios
“Liguei para muitas organizações, mas todas passaram a bola. Tentamos encontrar um lugar para ela em um parque de animais, mas ninguém a queria. Agora ela é uma de nós. Ela mora nos estábulos, tem sua própria cesta e dorme no feno. Ela é realmente como um cachorro e vem quando é chamada – melhor do que nossos cachorros”, relatou.
Para as autoridades de Aube, a situação de Rillete é “irregular” e ela representa um risco à saúde como potencial portadora de doenças, incluindo peste suína e tuberculose bovina.
Anúncios
“Há também um alto risco dessas doenças se espalharem para animais de fazenda ou domésticos. Também apresenta riscos em termos de segurança pública, pois espécies selvagens podem ser a causa de acidentes potencialmente trágicos”, disse um promotor público, conforme apontado pelo The Guardian.
O tribunal de Aube ordenou que o javali fosse colocado em um “santuário adequado” sob pena de morte e acrescentou que Cappé foi “fortemente instada” a cumprir essa liminar para evitar que o animal fosse sacrificado e que ações legais fossem tomadas contra ela.
Diante disso, foi criada uma campanha internacional para salvar o animal. Uma petição já foi assinada por mais de 170 mil pessoas ao redor do mundo, e moradores de perto da fazenda de Cappé estão planejando uma marcha silenciosa no próximo fim de semana.
Em dezembro, Bardot deu seu apoio à Rillete em uma carta aberta. “Socorro! Exijo que Rillette seja poupada. Que monstros estão exigindo que ela seja sacrificada… esse pequeno animal tem o direito de viver, na verdade é um dever. Ela é inocente. Eutanásia é um crime! Somos governados por assassinos”, escreveu ela.
O YouTuber francês Monsieur Seby, que conta com 903 mil inscritos em seu canal, também é favor do javali, e está escrevendo uma música para ajudar na campanha.
Fonte: Um Só Planeta