Anúncios
Um vídeo que circula pelas redes sociais chinesas mostra o que seria o novo caça militar da China. As imagens começaram a ganhar repercussão em 7 de abril e viralizaram em mídias ocidentais nos últimos dias.
Veja o v;ideo.
Anúncios
As imagens mostram um caça sobrevoando uma rodovia e se aproximando da pista da fabricante de aeronaves Chengdu Aircraft Industry Group. Um modelo semelhante já havia sido avistado em 2024, mas de longe.
A imprensa americana reportou que o novo caça tem sido apelidado por analistas ocidentais de “J-36”. O caça não tem cauda e possui traços futurísticos.
Anúncios
O design do J-36 sugere que o jato foi desenvolvido com foco em eficiência e baixa visibilidade, características típicas de caças furtivos, também conhecidos como “fantasmas”. Em linhas gerais, essa tecnologia reduz as chances de os caças serem rastreados por radares inimigos.
Segundo o site especializado “The Aviationist”, o vídeo que viralizou nas redes sociais mostra que o avião tem três motores e aparenta contar com compartimentos internos para armas de grande porte e longo alcance.
“O arranjo trijato, com duas entradas de ar sob as asas e uma entrada montada dorsalmente atrás da cabine, foge das configurações convencionais de dois motores vistas em muitos caças contemporâneos. Essa configuração pode oferecer vantagens”, afirmou o especialista David Cenciotti, no The Aviationist.
A rede de televisão americana CNN afirmou que o J-36 pode fazer com que a China iguale, ou até mesmo ultrapasse, os Estados Unidos na corrida pelo lançamento de um caça de sexta geração.
O governo chinês, no entanto, não confirma oficialmente a existência do J-36 nem de qualquer outro caça de sexta geração.
Atualmente, os F-22 e F-35 são considerados os caças mais avançados do mundo. Os Estados Unidos se preparam para lançar o F-47, que deve marcar o início da sexta geração no país.
Enquanto isso, a China tem os caças J-20 e o J-35, que também possuem características furtivas. No entanto, as suas capacidades dessas aeronaves não são conhecidas publicamente, e apenas o J-20 está em operação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/g/u/MN100ERx2Q5XA1CxQckA/captura-de-tela-2025-04-14-225745.png)
Fonte: G1