18 de novembro, 2024

Últimas:

Japão promete irradiar energia solar do espaço à Terra até 2025

Anúncios

O Japão anunciou que tentará irradiar energia solar do espaço à Terra já em 2025. O projeto pretende implantar uma série de pequenos satélites em órbita, que deverão transmitir a energia solar que as matrizes coletam para estações receptoras terrestres a centenas de quilômetros de distância. A tecnologia é atraente porque, se der certo, os painéis solares em órbita podem fornecer um suprimento de energia renovável de forma ilimitada.

Liderado por Naoki Shinohara, professor da Universidade de Kyoto que pesquisa energia solar baseada no espaço desde 2009, o projeto representa um avanço importante para o Japão, que em 2015, por meio de sua agência espacial JAXA, conseguiu transmitir com sucesso 1,8 quilowatts de energia do espaço à Terra – suficiente para alimentar uma chaleira elétrica.

Anúncios

Em 2015, por meio de sua agência espacial JAXA, o Japão conseguiu transmitir com sucesso 1,8 quilowatts de energia do espaço à Terra (Foto: Universidade de Kyoto/Divulgação)

Como funciona a tecnologia

O uso de painéis solares orbitais e microondas para enviar energia para a Terra foi proposto pela primeira vez em 1968. Desde então, alguns países, incluindo China e Estados Unidos, gastaram tempo e dinheiro perseguindo a ideia.

No espaço, os painéis solares podem coletar energia independentemente da hora do dia e, usando microondas para transmitir a energia que produzem, as nuvens também não são uma preocupação.

Anúncios

No entanto, mesmo que o Japão implante com sucesso um conjunto de matrizes solares orbitais, a tecnologia ainda estaria mais próxima da ficção científica do que da realidade, pondera o jornalista Igor Bonifacic em artigo do Engadget.

“Isso porque produzir uma matriz que pode gerar 1 gigawatt de energia – ou aproximadamente a produção de um reator nuclear – custaria cerca de US$ 7 bilhões com as tecnologias atualmente disponíveis”, afirma o especialista.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Uma operação policial conduzida pela equipe II do Grupo de Investigação em Área Rural (GIAR) resultou em um desfecho...

Categorias