26 abril, 2024

Últimas:

Jacarés morrem presos à lama após lago secar no Tocantins

Anúncios

Jacarés morrem depois de lago secar (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)

Dezenas de jacarés morreram na lama depois que o lago onde eles viviam secou. O local fica em uma fazenda de Sandolândia, município a 380 km de Palmas, região sudeste do Tocantins. Há cerca de dez dias ainda havia lama e a umidade mantinha os animais vivos. Porém o grande período de seca e as altas temperaturas contribuíram para que a água secasse totalmente, sobrou apenas o solo rachado.

Os animais são da espécie jacaré-açú, os maiores da América Latina, que podem chegar até a seis metros de comprimento. O produtor rural Fábio Melo, dono da fazenda onde fica o lago que secou, contou que ainda tentou ajudar os jacarés. “Fiz um buraco para ver se eles iriam para lá [outro local onde costumava ter água], mas não encontrei água também. A seca desse ano foi terrível”, comentou.

Anúncios

Jacarés presos na lama (Foto: Fábio Melo/Arquivo Pessoal)
Jacarés presos na lama (Foto: Fábio Melo/Arquivo Pessoal)

A Polícia Militar Ambiental e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estiveram no local, nesta sexta-feira (19), para resgatar alguns animais que ainda conseguiram sobreviver. Eles também documentaram os animais mortos e encontraram a carcaça de um pirarucu.

Os especialistas informaram ainda, que o lago mais próximo fica a cerca de 10 km e os jacarés não conseguem percorrer toda essa distância caminhando.

Anúncios

Graziela Pacheco é veterinária do Naturatins e informou que o jacaré pode ficar imóvel na lama durante meses, mesmo sem se alimentar. “Mas como a lama secou, eles tiveram que se deslocar para a mata, onde poderiam encontrar locais com o mínimo de umidade. A maioria deve ter conseguido sair, os que ficaram, infelizmente, morreram.”

Os agentes ainda encontraram um jacaré que havia fugido e voltou ao local ao perceber o barulho. Ele foi capturado e ganhou uma ‘carona’ para um novo lar. 

Jacarés morrem presos na lama após lago secar (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)Jacarés morrem presos na lama após lago secar (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)
Lago secou e carcaças de alguns animais ficaram na lama seca (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)Lago secou e carcaças de alguns animais ficaram na lama seca (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)
Agente registra carcaça de pirarucu na lama (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)Agente registra carcaça de pirarucu na lama (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)
Fonte: G1

Últimas

OKX continua a liderar em confiança e transparência com a 18ª prova de reservas consecutiva, totalizando US$22.3 bilhões

26/04/2024

Anúncios DUBAI, Emirados Árabes Unidos, April 26, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A OKX, uma empresa de...

Categorias