28 março, 2024

Últimas:

Ituano empata com o Criciúma, garante acesso e retorna à Série B após 15 temporadas

Anúncios

O Ituano irá disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022. O empate sem gols diante do Criciúma, fora de casa, garantiu o retorno do time paulista à segunda divisão nacional após 15 temporadas.

Será a quinta participação do Ituano na Série B do Brasileiro em 74 anos de existência. Campeão da Série C em 2003, o Galo de Itu disputou a segunda divisão nacional entre 2004 e 2007. Bicampeão paulista e um dos mais tradicionais do futebol de São Paulo, o time chegou a ficar sem divisão nacional por algumas temporadas, mas conseguiu o acesso na Série D em 2019, bateu na trave na temporada passada, mas consegue novamente subir de divisão em 2021.

Anúncios

Elenco do Ituano na Série C do Brasileiro 2021 — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC
Elenco do Ituano na Série C do Brasileiro 2021 (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)

E a campanha do Ituano ao longo da Série C traduz os resultados e o acesso. Em 23 jogos até aqui, foram 12 vitórias, sete empates e quatro derrotas. O aproveitamento é de pouco mais de 62%. O Galo de Itu encerra a participação no quadrangular final no próximo sábado, quando recebe o Botafogo-PB, no estádio Novelli Júnior.

O Ituano ainda pode confirmar neste domingo a vaga na final da Série C para enfrentar o Tombense. Para isso, basta que o Botafogo-PB não vença o Paysandu em duelo disputado no Almeidão, em João Pessoa.

Anúncios

No outro grupo do quadrangular final, o Tombense garantiu o acesso e a melhor campanha que o credenciar a decidir o título. Novorizontino, Manaus e Ypiranga-RS disputam a outra vaga na última rodada.

Quatro participações na Série B

Campeão brasileiro da Série C em 2003, o Ituano disputou por quatro temporadas consecutivas a Série B, entre 2004 e 2007. E o clube foi de um quase acesso à Série A até a queda para ficar sem divisão nacional. Desde 2016, porém, o clube conseguiu se manter em alguma divisão do Campeonato Brasileiro até conseguir retornar à Série B.

Na primeira participação do Galo de Itu na segunda divisão nacional, em 2004, o time quase conquistou o acesso. Nos pontos corridos, o Rubro-Negro ficou em quarto lugar, garantindo uma vaga na segunda fase. A eliminação aconteceu apenas nos critérios de desempate, e naquele anos subiram Brasiliense e Fortaleza.

Em 2005, o último ano em que a Série B foi disputada com duas fases, uma de pontos corridos e uma de mata-mata, o Ituano fez uma campanha regular e manteve-se na divisão sem grandes problemas: foram 33 pontos, quatro a mais que os primeiros times na zona de rebaixamento.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Os últimos dois anos do Galo na Série B foram totalmente distintos. Em 2006, na estreia dos pontos corridos, o time terminou a competição com uma campanha de 12 vitórias e 14 empates, terminando em 10º lugar com 50 pontos. No ano seguinte, com uma campanha desastrosa, o Ituano foi rebaixado ao somar apenas 33 pontos.

Fonte: G1 – Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias