Itália sobe degrau entre campeões da Euro e fica a um de recordistas: veja todos

Ao superar a Inglaterra neste domingo em Wembley, a seleção da Itália conquistou o seu segundo título da Eurocopa. O primeiro foi em 1968, com a geração de Dino Zoff, Giacinto Facchetti, Gigi Riva e companhia. Ou seja, mais de 50 anos de espera entre uma comemoração e outra, com dois vice-campeonatos em 2000 e 2012 no meio do caminho.

Para chegar ao topo do continente nesta edição de 2020, a Itália venceu Turquia, Suíça e País de Gales na fase de grupos, depois passou pela Áustria nas oitavas de final (na prorrogação), derrotou a Bélgica nas quartas, superou a Espanha na semifinal, e por último prevaleceu sobre a Inglaterra na decisão por pênaltis.

Com isso, a Azzurra fica a um troféu de distância das maiores ganhadoras da Euro, a Alemanha e a Espanha, ambas vencedoras em três ocasiões. A França também tem dois títulos em sua história.

Dinamarca, Grécia, Holanda, Portugal, República Tcheca e Rússia foram as outras nações que conquistaram a Eurocopa, todas uma única vez.

Essa foi a 16ª edição do principal torneio de seleções da Europa. A próxima está marcada para 2024 e terá a Alemanha como país-sede.

Confira a lista das campeãs da Euro:

* Os títulos da Alemanha Ocidental de 1972 e 1980 são também considerados, após a reunificação do país. A República Tcheca herdou os resultados da antiga seleção da Tchecoslováquia, e a Rússia as campanhas da extinta União Soviética (URSS).

Fonte: G1

Scroll Up