Itália planeja abater 50 mil javalis para conter peste suína

Diante de um surto de peste suína africana, a Itália deve abater cerca de 50 mil javalis que habitam as regiões de Piemonte e Ligúria, informou a agência de notícias “Ansa” nesta quarta-feira, dia 19.

— São necessárias ações corajosas que envolvam todos os sujeitos interessados nos territórios, sejam caçadores ou criadores habilitados. Também é indispensável que haja um controle sanitário de todos os animais abatidos — disse Roberto Moncalvo, presidente da Coldiretti, principal confederação de agricultores italianos.

Novas medidas foram publicadas nesta quarta-feira pelos ministérios da Saúde e das Políticas Agrícolas e Florestais (Mipaaf) da Itália, visando a conter a doença, que é muito contagiosa e atinge javalis e suínos que fazem o cruzamento com essa espécie. Apesar dos problemas para os animais, ela não atinge humanos, e o abatimento é a única forma de evitar a disseminação, já que não existe vacina ou tratamento para os bichos infectados.

Outra determinação foi proibir o repovoamento da espécie por seis meses nas áreas afetadas, que incluem 78 cidades no Piemonte e 36 na Ligúria, e o veto à manipulação de carnes frescas e subprodutos que venham de fora das “zonas vermelhas”. Além disso, já haviam sido proibidas as atividades de caça de animais, colheita de cogumelos e trufas, trekking e mountain bike por seis meses nas referidas localidades.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 120 milhões

28/05/2022

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.485 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (28) no Espaço...

Categorias