14 de julho, 2024

Últimas:

Israel termina a construção de cerca na fronteira com a Faixa de Gaza

Anúncios

Israel anunciou nessa terça-feira (7) que concluiu, após três anos de construção, a cerca que separa seu território da Faixa de Gaza, um enclave palestino governado pelo movimento islâmico Hamas.

Com cerca de 65 km e equipada com centenas de câmeras, radares e outros sensores, “constitui uma ‘parede de ferro’ […] entre a organização terrorista [Hamas] e os residentes do sul de Israel”, disse o ministro da Defesa, Benny Gantz, durante uma cerimônia.

Anúncios

O muro “dará aos cidadãos israelenses uma sensação de segurança”, disse Gantz em um comunicado emitido de seu gabinete.

A cerca tem uma parte subterrânea para evitar a escavação de túneis entre o enclave e o território israelense, e também uma parte no mar “conectada a um sistema de armas controlado remotamente”, segundo o texto.

Anúncios

O país hebreu impôs um rígido bloqueio à Faixa de Gaza desde que o movimento armado Hamas chegou ao poder em 2007.

Israel e Gaza lutaram quatro guerras desde 2008, a última das quais, em maio de 2021, deixou 260 mortos em Gaza – vítimas dos bombardeios israelenses – segundo autoridades locais, e 13 mortos em Israel, por foguetes disparados do enclave palestino, segundo a polícia e militares.

Cerca de 2 milhões de pessoas vivem na Faixa de Gaza. Do outro lado de Israel também está sendo construída uma barreira para separar as terras do país com a Cisjordânia, território palestino ocupado por forças israelenses desde 1967.

Além disso, Israel também levantou uma cerca em sua fronteira com o Egito.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Maria Bozzoni Lourenço – 85 anos Sepultamento Cemitério Portal das Cruzes 15/07/24 às 10h Velório Complexo Funerário Anúncios Genitora...

Categorias