Anúncios
O Irã tem capacidade para enriquecer urânio a 60%, disse um porta-voz da organização de energia atômica do país em um comunicado no sábado (9). É mais do que o suficiente para usos civis, mas menos do que os 90% necessários para uma bomba atômica.
“A organização tem a capacidade de produzir 5%, 20% e 60%”, disse Behrouz Kamalvandi, o porta-voz, em uma coletiva na usina de Fordo, segundo a agência oficial iraniana.
Anúncios
A maior autoridade máxima do país, o aiatolá Ali Khamenei (foto), disse no mês passado que a república islâmica nunca buscou armas nucleares, que a religião proíbe.
O governo do Irã anunciou na quinta-feira (7) que vai seguir o processo para enriquecer urânio em Fordo, uma nova quebra dos pontos que estavam no acordo nuclear de 2015, que os Estados Unidos abandonaram.
Anúncios
O pacto proibia a produção de material nuclear em Forodo, um local sensível que o Irã escondeu dos inspetores da ONU até 2009.
Nova visita
Os representantes da ONU vão visitar a unidade no domingo (10), de acordo com o porta-voz Kamalvandi.
Desde maio, o Irã começou a exceder o limite de capacidade nuclear que havia sido fixado pelo pacto. Foi uma retaliação aos EUA, que pressionaram os iranianos para negociar restrições em seu programa de mísseis balísticos e apoiar aliados no Oriente Médio.
O Irã diz que as medidas são reversíveis e que, se os signatários europeus conseguirem restabelecer o comércio que foi bloqueado pelas sanções dos EUA, o país voltará atrás.
Fonte: Yahoo!