Anúncios
O Irã colocou em serviço neste domingo (17) um novo submarino capaz de lançar mísseis de cruzeiro, cuja missão será “defender nossos interesses, porque nunca buscamos atacar nenhum país”, disse o presidente Hasan Rohani na cerimônia de incorporação efetiva do aparato à Marinha.
Batizado Fateh (“Conquistador” em persa), o navio tem 600 toneladas e capacidade de lançar mísseis de cruzeiro (cujo alcance não foi precisado), mas também torpedos e pode implantar minas, informou a agência de imprensa iraniana Fars.
Anúncios
O submarino pode operar a mais de 200 metros de profundidade e dispõe de autonomia de 35 dias, acrescentou a agência oficial iraniana.
Sobre sua capacidade militar, Rohani afirmou na base naval de Bandar Abas (sul) que “hoje a República Islâmica alcança a completa autossuficiência em terra, mar e ar”.
Anúncios
“Nosso poderio militar está destinado a defender nossos interesses. Nós nunca buscamos atacar nenhum país”, destacou, acrescentando que o “desejo de industrialização em matéria de defesa” é resultado dos obstáculos que o Irã enfrenta para comprar os suprimentos militares de que necessita.
Fonte: Yahoo!