Anúncios
O Irã declarou nesta segunda-feira (5) que pode produzir urânio enriquecido em menos dois dias caso os Estados Unidos deixem o acordo nuclear firmado em 2015, afirmou a TV Al-Alam, de Teerã.
“Se a América sair do acordo, o Irã poderia retomar seu 20% de enriquecimento de urânio em menos de 48 horas”, disse Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, segundo a Reuters.
Anúncios
O urânio enriquecido a um nível de pureza de 20% está muito além dos 5% normalmente exigidos para plantas nucleares civis, apesar de ainda estar longe do urânio altamente enriquecido (entre 80% e 90%) para uma bomba nuclear.
Nesta segunda-feira (5), o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, afirmou que o Irã “cumpre seus compromissos” firmados pelo acordo nuclear, de acordo com a France Presse.
Anúncios
A declaração do diretor da AIEA surge no momento em que o presidente americano, Donald Trump, ameaçou se retirar do acordo caso não seja modificado.
Amano afirmou ainda, ao iniciar uma reunião da diretoria-executiva dessa agência da ONU, que um fracasso do acordo nuclear das grandes potências com o Irã significaria uma “grande perda” para o multilateralismo.
Fonte: Yahoo!