26 abril, 2024

Últimas:

Ipaussu busca alternativas para remanejar capivaras da cidade como prevenção à febre maculosa

Anúncios

A prefeitura de Ipaussu (SP) divulgou nesta quinta-feira (30) o protocolo de medidas que estão sendo providenciadas no município após a morte de duas crianças, de 8 e 11 anos, com suspeita de febre maculosa.

Uma autorização foi solicitada pelo prefeito ao Ministério Público para remanejar e promover a retirada das capivaras do entorno do lago municipal. O animal é o principal hospedeiro do carrapato-estrela, responsável pela transmissão da doença.

Anúncios

Medidas preventivas também foram postas em prática para evitar o aumento dos carrapatos, entre elas, a suspensão de atividades no entorno do Lago Municipal, bem como proibição da pesca no local, aplicação de inseticida , ‘vassoura de fogo’ , manutenção, limpeza e roçada constante do local.

Medidas de conscientização e panfletagem sobre o assunto também está sendo feita pela equipe de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Anúncios

A prefeitura ainda reforça a mudança de endereço da realização da Feira da Lua, que antes era localizada próximo ao lago. Por medidas protetivas, a feira acontece agora em frente à Igreja da Matriz.

Em nota a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Saúde afirma que a remoção dos animais sem o devido isolamento da área não evitará a propagação da doença. Após o período de transmissão da bactéria, as capivaras se tornam imunes, ou seja, não propagam mais a enfermidade.

A presença destes animais, territorialistas, impede a chegada de outros grupos que podem não estar imunes. Portanto, remover as capivaras situadas no lago municipal, sem impedir a entrada de outros, pode agravar o cenário, conforme foi esclarecido à prefeitura.

Ainda de acordo com a Secretaria, o prefeito deve solicitar, em caráter de urgência, o pedido de sorologia (exame de sangue) dos animais para verificar se há circulação da bactéria na área do lago municipal, que terá prioridade de análise pela Sucen.

Ipaussu busca alternativas para remanejar capivaras como prevenção à febre maculosa
Ipaussu busca alternativas para remanejar capivaras como prevenção à febre maculosa (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1

Últimas

A Deriv promove Rakshit Choudhary de COO para co-CEO

26/04/2024

Anúncios Rakshit Choudhary foi promovido a co-CEO, juntando-se ao fundador e CEO Jean-Yves Sireau A Deriv...

Categorias