26 abril, 2024

Últimas:

Inverno de 2017 ficará dentro da normalidade, segundo a meteorologia

Anúncios

O inverno chegou às 01h24m desta quarta-feira. A instabilidad no tempo e é devido a uma frente fria — que começará a se afastar para a costa, mas que ainda favorece para queda de temperatura. A máxima prevista para o dia é de 26 graus.
— Teoricamente, será um dia típico de começo de inverno, mas pode chover por conta da passagem da frente fria, que favorece as temperaturas mais baixas. Mas a previsão, de uma forma geral, é que a tendência fique dentro da normalidade. O inverno é caracterizado por temperaturas baixas e climas mais seco — afirmou o meteorologista Olívio Bahia.
Segundo ele, o inverno de 2017 não terá características que se destaquem dos outros anos.
— As frentes frias acabam sendo mais intensas neste período. Também há tendências de geadas, mesmo que fracas. Em função disso, surgem alguns problemas como a baixa umidade do ar. A previsão ficará em torno de 30%, o que também gera riscos de incêndios em matas secas, pois o fogo se propaga mais facilmente. Mas nada que fique fora do normal para o que é esperado no inverno.
Para Olívio Bahia, o período mais frio do ano também não deve bater recordes.
— Sem previsão de recordes, de uma forma geral. Nada muito relevante. Como em todos os invernos, haverá onda de frio, a temperatura se elevará um pouquinho, quando houver a aproximação de frente fria, mas logo baixará novamente — afirmou ele, garantindo que também não há previsão de influência de fenômenos como El Niño e La Niña na região do Sudeste — Não tem nada previsto que a gente possa apontar.
— No ano passado, tivemos várias cidades, principalmente na região Sudeste, com recordes de temperatura mínima, e não há nenhum padrão atmosférico que indique que isso deva ocorrer novamente esse ano. Até mês passado havia uma certa probabilidade de ocorrência de um El Niño, porém durante o mês de junho essas probabilidades diminuíram, e por enquanto não trabalhamos com a ocorrência desse fenômeno — disse Renata, acrescentando que a média histórica de temperatura é em torno de 19 graus.
Sobre os períodos chuvosos, Olívio Bahia afirma que os primeiros sinais começam lá para setembro, quando o inverno já estará no fim:
— Mas a chuva começará mesmo a partir da segunda quinzena de outubro.
De acordo com Renata, a última previsão de precipitação, realizada no fim de maio, mostra que para os meses de junho, julho e agosto as chuvas devem ficar dentro da média histórica.
— Em relação à temperatura, as previsões ficam dentro da média, com certa probabilidade de ficar acima da média histórica em quase todo Brasil. Com exceção da Região Sul, onde não previsão de as temperaturas registradas ficarem acima da média.
O inverno este ano terminará no dia 22 de setembro, com o equinócio da primavera.

Fonte: O Globo

Anúncios

Últimas

 O lançamento global de ESG da Autel Energy é um sucesso: Cerca de 5.000 árvores plantadas na iniciativa inaugural de plantio de árvores da EVergreen

26/04/2024

Anúncios A Autel Energy, líder em fornecimento de soluções e serviços de carregamento de veículos elétricos...

Categorias