18 abril, 2024

Últimas:

Invasão ao Capitólio provoca onda de demissões entre aliados de Trump

Anúncios

Diversas pessoas ligadas ao governo de Donald Trump se demitiram após os acontecimentos de quarta-feira (6), quando apoiadores do presidente invadiram o Capitólio. Nesta quinta-feira (7), foi a vez das secretárias de Transportes, Elaine Chao (foto), e de Educação, Betsy DeVos, as primeiras do gabinete do presidente a tomar a decisão.

Chao, que é mulher do líder republicano no Senado, Mitch McConnell, disse em rede social que tinha sido “a honra de sua vida” servir ao cargo, mas que decidiu deixá-lo após ter tido “tempo para absorver” os fatos da véspera. “Hoje, houve muito exame de consciência e discussão. Era obviamente a coisa certa a fazer”, escreveu.

Anúncios

Polícia do Capitólio

Muito criticado pela resposta da Polícia do Capitólio durante a invasão, o chefe da corporação Steven A. Sund anunciou, através de uma porta-voz, que está renunciando ao cargo, e que deixará o comando no dia 16. Sua saída tinha sido pedida pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

Advogado de campanha

Fora do governo, mas ainda próximo ao presidente, também nesta quinta-feira o advogado Jerome Marcus, que representou a campanha de Trump em um dos primeiros casos em que o resultado da eleição presidencial de 2020 foi contestado, se demitiu. Ele disse a um juiz federal que “o cliente usou os serviços do advogado para cometer um crime”.

Anúncios

“O cliente insiste em tomar medidas que o advogado considera repugnantes e com as quais o advogado discorda fundamentalmente”, escreveu Marcus ao tribunal na quinta, ao pedir a retirada de um caso no qual a campanha de Trump processou o Conselho de Eleições do Condado de Filadélfia sobre onde os observadores de processamento de votos poderiam ficar.

Cinco demissões

Ainda na própria quarta ou na manhã de quinta, cinco nomes do governo Trump anunciaram que deixariam a administração, após os fatos ocorridos no Capitólio. Foram eles:

  • Stephanie Grisham, ex-diretora de comunicações da Casa Branca e ex-secretária de imprensa e atual chefe de gabinete da primeira-dama Melania Trump
  • Ryan Tully, diretor-sênior para Assuntos Europeus e Russos, renunciou ao Conselho de Segurança Nacional
  • Matt Pottinger, vice-conselheiro de Segurança Nacional
  • John Costello, vice-secretário-assistente de inteligência e segurança do Departamento de Comércio
  • Mick Mulvaney, ex-chefe de gabinete de Trump e atual enviado especial à Irlanda do Norte

Fonte: Yahoo!

Últimas

Mercado logístico tem encontrado soluções para lidar com conflitos globais

Mercado logístico tem encontrado soluções para lidar com conflitos globais

18/04/2024

O setor logístico tem enfrentado desafios globais para se manter, como conflitos territoriais, guerras, economia em...

Categorias