25 abril, 2024

Últimas:

Inundações na Índia e Nepal deixam quase 4 milhões desabrigados

Anúncios

Quase quatro milhões de pessoas no estado de Assam, no nordeste da Índia, e no país vizinho Nepal ficaram desabrigadas por fortes inundações devido às chuvas de monções, que deixaram dezenas de desaparecidos e mataram ao menos 189, segundo autoridades dos governos informaram neste domingo (19).

Mais de 2,75 milhões de pessoas em Assam já ficaram desabrigadas por três ondas de inundações, que acontecem desde o final de maio na região. Depois que mais duas mortes foram registradas durante a noite, o total de mortos chegou a 79 no estado, de acordo com uma autoridade do governo de Assam.

Anúncios

O transbordamento do rio Brahmaputra, que atravessa o Tibete, a Índia e Bangladesh, danificou as plantações e provocou deslizamentos de terra, afetando milhões de pessoas, disseram autoridades.

Indianos se abrigam em barcos ao longo das casas submersas pelo transbordamento do rio Brahmaputra, em Assam, no dia 16 de julho. Milhares estão desabrigados pelas inundações na região — Foto: Anupam Nath/AP
Indianos se abrigam em barcos ao longo das casas submersas pelo transbordamento do rio Brahmaputra, em Assam (Fotos: Reprodução)

“A situação das enchentes permanece crítica, com a maioria dos rios fluindo ameaçadoramente acima da faixa de perigo”, disse à Reuters o ministro dos recursos hídricos de Assam, Keshab Mahanta.

Anúncios

O estado de Assam está enfrentando o duplo desafio de combater inundações e a pandemia de coronavírus.

Dos 33 distritos, 25 permaneceram afetados após a onda de inundações mais recente, que começou 15 dias atrás.

Moradores de uma vila inundada se refugiam em banco de areia no rio Brahmaputra, em 14 de julho. O governo de Assam informou neste domingo (19) que mais de 70 pessoas já morreram na região — Foto: Anupam Nath/AP
Moradores de uma vila inundada se refugiam em banco de areia no rio Brahmaputra. O governo de Assam informou neste domingo (19) que mais de 70 pessoas já morreram na região (Foto: Reprodução)

São cerca de 1,1 milhão de casos positivos e mais de 26 mil mortos de Covid-19 na Índia, de acordo com dados do governo indiano neste domingo (19).

Situação no Nepal

Ponte danificada por chuvas no Nepal, em 11 de julho de 2020 — Foto: Santosh Gautam/Reuters
Ponte danificada por chuvas no Nepal, em 11 de julho de 2020 (Foto: Reprodução)

No Nepal, neste domingo (19), o governo pediu aos moradores das planícies do sul que se mantenham alertas, já que as fortes chuvas de monção devem atingir a nação do Himalaia.

Cerca de 110 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas com deslizamentos de terra e inundações que varreram casas, destruíram estradas e pontes e deslocaram centenas de pessoas desde junho.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Surfista Italo Ferreira dá pausa no surfe e vai para a TV

Surfista Italo Ferreira dá pausa no surfe e vai para a TV

25/04/2024

Primeiro campeão olímpico do surfe, o potiguar será comentarista dos Jogos Olímpicos de Paris pela Globo

Categorias