20 abril, 2024

Últimas:

Internet pode chegar ao limite e sofrer falha mundial em maio

Anúncios

Especialistas alertam: a Internet pode sofrer uma falha mundial no mês de maio. Intitulada de “768k Day”, a data, ainda não especificada, é conhecida e temida por pessoas da área de tecnologia pelos problemas que pode gerar nas conexões.

Na prática, esse é o dia em que roteadores mais antigos de empresas de transmissão de dados – e não os domésticos – têm seu limite de tráfego ultrapassado e entram em pane.

Anúncios

Entre as consequências estão lentidão, dificuldades para se conectar e até um possível “mini apagão” na internet de muitos usuários em toda a rede. Há, porém, uma dúvida se usuários sentirão a falha como em anos anteriores ou não, pois muitas empresas trocaram equipamentos.

A boa notícia é que, neste ano, as chances de isso acontecer são baixas. Algo parecido já aconteceu em 2014, quando a “tabela de rotas”, uma espécie de “mapa” que direciona a troca de dados, atingiu o limite de 768 mil entradas e ocasionou problemas.

Anúncios

EU SEREI AFETADO?

Segundo o portal UOL, equipamentos antigos e provedores menores que não atualizaram o sistema devem ser os mais afetados pelo “768k Day”. Isso porque a falta de investimento em tecnologias mais novas é o grande gargalo para a possibilidade de apagão.

Cada conexão com a internet, como a da sua casa ou até do seu smartphone, só é possível devido aos vários provedores e servidores do mundo inteiro estarem conectados, por isso, o nome de Internet ou rede mundial de computadores.

Por isso, não há como precisar, ao certo, se o usuário será afetado. Uma opção é checar com a operadora se ela está preparada para esse limite.

A tecnologia avançou tanto nos últimos cinco anos que a possibilidade de isso acontecer em grandes empresas é bastante pequena.

Os especialistas defendem que 2019 seja o último ano em que esse limite seja alcançado, já que roteadores mais novos contam com uma taxa tão maior de conexões que é praticamente impossível que atinjam um novo limite.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias