Anúncios
Inter de Limeira e Santo André estão de volta ao Campeonato Paulista. O acesso das duas equipes à elite do futebol de São Paulo foi definido neste fim de semana, após dois confrontos disputados em Piracicaba e Diadema, ambos com casa cheia. As duas equipes ocuparão as vagas deixadas por São Bento e São Caetano, rebaixados à Série A2.
Além de subir, Inter e Santo André disputam o título em jogos de ida e volta. Como tem melhor campanha (uma vitória a mais), o clube do ABC tem a vantagem de decidir em casa. O campeão garante uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
Anúncios
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/04/21/whatsapp_image_2019-04-21_at_11.15.30.jpeg)
O retorno do Santo André acontece após somente uma temporada na Série A2 do Campeonato Paulista. O Ramalhão despachou o Água Santa, com 4 a 3 no placar agregado.
Por outro lado, a tradicionalíssima Inter de Limeira, campeã do Paulistão 1986, volta à elite depois de 14 anos entre as divisões de acesso, incluindo uma queda para o quarto e último patamar do futebol estadual em 2010. O Leão da Paulista derrotou o XV de Piracicaba nos pênaltis, após dois empates.
Anúncios
Com isso, estão praticamente definidos os 16 clubes que disputarão o estadual mais importante do país em 2020. Mas a junção de RB Brasil e o Bragantino pode ainda mexer com a lista final. O regulamento do Paulistão prevê que se uma equipe da elite não jogar, o terceiro melhor colocado da A2, neste caso o Água Santa, será convidado a subir.
“Art. 9º – Terão direito de acesso à Primeira Divisão – Série A1 de 2020 os 02 (dois) Clubes classificados para a fase final da competição.
§ 1º – Em caso de não participação de algum Clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A1 de 2020, terá também acesso o Clube que obtiver a 3ª melhor campanha no Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A2 de 2019, dentre os que disputaram a fase semifinal”.
Para que a terceira vaga de acesso seja efetivada, o processo de fusão entre RB Brasil e Bragantino deve estar consolidado até o Conselho Técnico do Paulistão, normalmente marcado para outubro. O São Caetano contestou o regulamento em ofício enviado à FPF, mas não deve mudar sua condição de rebaixado. Outra possibilidade é uma equipe comprar a vaga deixada pelo RBB.
Veja os participantes do Paulistão 2020:
- Botafogo-SP
- Bragantino*
- Corinthians
- Ferroviária
- Guarani
- Inter de Limeira
- Ituano
- Mirassol
- Novorizontino
- Oeste
- Palmeiras
- Ponte Preta
- RB Brasil*
- Santo André
- Santos
- São Paulo
*Estão em processo de fusão, como explicado acima.
Fonte: G1