15 de novembro, 2024

Últimas:

Inscrições prorrogadas: Instituto Jatobás, ETEC de Botucatu e Sebrae oferecem cursos gratuitos no setor de turismo para jovens acima de 18 anos

Anúncios

O programa inicia em agosto no Centro Max Feffer e possibilita que moradores de Pardinho de baixa renda tenham acesso a novas oportunidades em áreas como atendimento, garçom e camareira. Os cursos são destinados para homens e mulheres com ensino fundamental ou médio completo ou incompleto. As inscrições podem ser feitas presencialmente no Centro Max Feffer ou online até o dia 12 de agosto e a partir do dia 13, os alunos selecionados serão notificados pelo Instituto Jatobás. 

Com foco na empregabilidade, na redução da desigualdade social e acesso à cultura, o Instituto Jatobás, organização da sociedade civil, completou 19 anos de existência, e anuncia em Pardinho o programa de Fortalecimento do Turismo. Com o apoio da  Prefeitura de Pardinho – Município de Interesse Turístico, a iniciativa é uma parceria da organização pela ETEC Dr. Domingos Minicucci Filho (Botucatu), e o Sebrae. Por meio de trilhas formativas gratuitas, jovens e adultos de Pardinho que não tiveram possibilidade de terminar o ensino fundamental ou médio, terão acesso a oportunidades na busca de qualificação no setor de turismo. 

Anúncios

A trilha formativa terá três módulos, sendo a ETEC Dr. Domingos Minicucci Filho responsável pelo módulo dedicado à qualificação técnica dos alunos, com 60 horas de aulas. No primeiro momento serão duas turmas: uma dedicada à técnica de atendimento e garçom, com capacitação de alunos para orientar o público, prestar serviços de atendimento, como recepcionar, atender e servir ao cliente em restaurantes, cafés, eventos e festas, com início em agosto. A segunda turma, com início em outubro, será de capacitação de camareiras, que serão orientadas sobre os processos de limpeza, higienização e arrumação para chegada e permanência de hóspedes.

O Instituto Jatobás fará 16h de atividades dedicadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que são essenciais para o sucesso no setor de turismo, pois ajudam os profissionais a construírem conhecimentos específicos e desempenharem suas atividades com humanidade, pensamento crítico, segurança, empatia e ética. Já o módulo oferecido pelo Sebrae terá 4h de duração e apresentará temas como conexão com o mercado de trabalho e geração de renda, seja por meio do empreendedorismo ou pelo emprego formal.

Anúncios

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo preenchimento do formulário online ou presencialmente no Centro Max Feffer, localizado na região central da cidade, até o dia 12 de agosto. Podem participar do programa jovens e adultos que não tiveram acesso ao curso superior ou mesmo ao ensino médio, que tenham mais de 18 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e que residam no município de Pardinho. 

Os alunos selecionados para ambas as modalidades serão notificados entre os dias 13 e 16 de agosto, com início das aulas no dia 19. Os cursos acontecerão às segundas, terças e quarta-feiras, entre 19h e 22h no Centro Max Feffer, além de algumas aulas práticas na Fazenda dos Bambus. Os participantes que residirem nos bairros Serra Italiana, Maristela e Campos Elíseos terão acesso a transporte gratuito para as atividades, oferecidos pelo Instituto Jatobás. Ao final do curso, serão entregues três certificados para cada aluno, um pelo Instituto Jatobás, com o total de 80 horas de formação, um pelas 60 horas de curso realizado pela Etec e o terceiro será pela atividade de 4 horas promovida pelo Sebrae.

“Estamos há quase duas décadas atuando em Pardinho e temos direcionado nosso foco para o crescimento socioeconômico e cultural da região. A cidade tem um enorme potencial para o turismo e temos estudado estratégias para fortalecer a comunidade local dentro deste setor, gerando ferramentas para que os moradores possam encontrar no turismo novos projetos, oportunidades e uma chance de melhorar sua vida”, explica Madalena Carneiro, referência local na Gestão do Programa  no Instituto Jatobás.

“Entendemos também que é fundamental que toda formação técnica seja acompanhada pela formação socioemocional, principalmente quando se trata do desenvolvimento de jovens. Oferecemos ferramentas para seu crescimento profissional e social, valorizando a autoestima, o autoconhecimento, a empatia e a cooperação”, completa Sandro Souza, líder da área Educa.

Pardinho é um dos municípios que compõem a Cuesta Paulista, região que oferece uma das paisagens mais marcantes do estado de São Paulo pela variedade de atrações naturais, cachoeiras, trilhas, comunidades históricas e culturais. Mesmo com essa rica biodiversidade, a cidade enfrenta desafios como a escassez de oportunidades de trabalho e a baixa qualificação profissional, sendo grande o potencial para o desenvolvimento do turismo na região. 

A organização promoveu no começo do ano um encontro com a Prefeitura, a  Coordenadoria de Turismo de Pardinho e parceiros para debater estratégias capazes de potencializar os atrativos locais e da região, de modo a favorecer simultaneamente o crescimento econômico. Este conceito faz parte da estratégia do Instituto Jatobás para 2024. Assim, no segundo semestre dará início ao programa de Fortalecimento do Turismo.

Para aproximar os participantes do cursos às oportunidades turísticas da região, as trilhas formativas oferecem um repertório autêntico, passando pelos  aspectos históricos, culturais, ambientais, geográficos e turísticos de Pardinho. 

O Instituto Jatobás atua na valorização da cultura local de seus territórios e na inclusão produtiva, investindo no desenvolvimento de pessoas para ampliar suas oportunidades de geração de renda. A inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no mercado de trabalho ou em atividades empreendedoras tem o objetivo de diminuir a exclusão social e fortalecer o desenvolvimento comunitário, a partir da circulação de recursos dentro das comunidades.

Serviço:

Programa de Fortalecimento do Turismo

Técnicas de atendimento e garçom 

Data: 19 de Agosto

Horário: 19h às 22h

Dias: Segunda, terça e quarta-feira

Duração: 2 meses

Carga Horária: 80 horas 

Local do Curso: Centro Max Feffer, Pardinho

20 Vagas

Técnicas de Camareira 

Data: 15 de Outubro

Horário: Segunda, terça e quarta-feira

Dias: Terça e quarta-feira

Duração: 2 meses

Carga Horária: 80 horas 

Local do Curso: Centro Max Feffer, Pardinho

20 Vagas

Inscrições

Online: Formulário de inscrição

Presencial: Centro Max Feffer | Praça Ademir Rocha da Silva, sn, Pardinho

Funcionamento Centro Max Feffer: 

De terça a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Aos sábados, das 8h00 às 17h00.

Domingos e feriados, abertura de acordo com a programação.

Local: Praça Ademir Rocha da Silva, sn, Pardinho – SP.

Para mais informações sobre atividades e acesso ao equipamento via WhatsApp: (14) 99879-2760.


Instituto Jatobás

Com 19 anos de existência, o Instituto Jatobás é uma instituição dedicada a promover o acesso à cultura e desenvolver programas voltados para a geração de renda e capacitação para o mercado de trabalho. Através de suas iniciativas, o Instituto fornece aos participantes as ferramentas necessárias e o conhecimento para serem protagonistas de suas vidas, capacitando-os para transformarem suas realidades. As trilhas formativas oferecidas pelo Instituto visam fortalecer a autoestima e desenvolver habilidades socioemocionais, especialmente importantes em contextos de vulnerabilidade social. Por meio dessas trilhas, os participantes são capacitados não apenas para obterem meios de subsistência, mas também para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo o crescimento pessoal e coletivo.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O feriado prolongado de 15 de novembro deve ser de tempo instável em Botucatu e região, com variação entre...

Categorias